Investimento vs Especulação

Observo diariamente várias fóruns de discussões sobre bolsa de valores e me deparo com uma dúvida muito constante entre os investidores confundindo investimento de especulação.

Se observarmos a definição dos termos no dicionário aurélio temos:

Especular (especulação): “Meter-se em operações financeiras visando apenas o lucro”; “Negócio, geralmente prejudicial a outrem, visando ao lucro fácil.”

Investir (Investimento): “Aplicação de dinheiro para obter lucro.”; “Aumento de estoque de capital, expandindo a capacidade produtiva da economia.”

Interpretando de uma maneira que ocorre na prática do mercado financeiro vemos que investimento consiste em aplicação dos recursos financeiros em busca de rentabilidade de longo prazo. Já a Especulação visa realizar uma operação com o objetivo de obter um lucro, geralmente, rápido.

Em outro artigo publicado anteriormente com o título de “Na Bolsa de Valores é possível uma pessoa comum obter sucesso?” também falo que a forma de se obter sucesso na bolsa de valores é por meio do investimento. Por isso repito: através dele que é possível construir riqueza na bolsa de valores.

Por um outro lado, a especulação como a própria definição sugere, busca a obtenção de lucros somente. É uma boa especular sim, quando o Sr. Mercado está dando sopa para os especuladores.

Eu, particularmente, invisto e especulo. Tento aproveitar as oportunidades do Sr. Mercado nos momentos de especular e invisto consistentemente em empresas de boa qualidade.

Mas, é importante salientar que não podemos misturar as duas coisas. Investimento é uma coisa, especulação é outra.

No momento em que estamos especulando não podemos mudar a estratégia e investir, ou no momento que estamos investindo não podemos mudar a estratégia e especular, pois isso pode significar o fracasso, mesmo que você esteja fazendo no caminho certo.

Para isso é preciso muito controle emocional, mas isso é assunto é para um outro artigo.

Autor: Neilor, antigo parceiro Trader Bolsa, dono do Blog Investiment and Trade
Nenhum comentário:
Postar um comentário