A Psicologia e o Mercado de Ações

Psicologia e o Mercado de Ações
A psicologia (a emoção) possui uma relação com o mercado de ações muito maior do que a matemática (a razão). Tudo isso fica evidente ao passarmos pela história das transações na Bolsa de Valores.

Quando há uma crise as notícias pessimistas prevalecem sobre as otimistas. Quando o mercado está eufórico as notícias otimistas prevalecem sobre as notícias pessimistas. A movimentação ocorre e com ela o lado emocional (psicológico) prevalece.

Essas movimentações podem ser observadas, por exemplo, durante a bolha que ocorreu com as empresas ponto com, quando os investidores esqueceram-se de perguntar os preços das ações e olhar seus fundamentos para realizar os seus investimentos. O que ocorreu? Uma alta eufórica dos preços sem medidas. Empresas que não haviam produzido um dólar em produtos ou serviços valiam muito mais do que empresas já consolidadas no mercado de ações. Resultado = muitas perdas, o mercado devolver tudo e mais um pouco em alguns casos.

Nos momentos de crise, o movimento é inverso. O pessimismo toma conta do mercado (leia-se: pessoas que operam nele) e os preços das ações despencam em pouco tempo como nunca. O exemplo real mais recente ocorreu no ano de 2008.

Já que o mercado é feito por pessoas e as pessoas possuem emoções e essas emoções são levadas para as transações, fica evidente de que realmente o que prevalece no final das contas é o lado emocional. As fórmulas, expressões, algoritmos, e outros índices estatísticos são deixados de lado como se não existissem.

O investidor inteligente deve ser disciplinado, ter controle emocional, calma, frieza para não deixar as emoções tomar conta, pois pode ser perigoso.

Para isso, é importante ficar longe das coisas que podem influenciar o psicológico para operar no mercado. Isso é possível, quando o investidor deixa de ouvir os “especialistas”, se influenciar por notícias, ouvir gurus, análises gráficas, análises financeiras, etc, e aprenda a tomar suas próprias decisões com uma EDUCAÇÃO FINANCEIRA de qualidade. Esse é o caminho para iniciar um processo vencedor na bolsa de valores.

Autor: Neilor, antigo parceiro Trader Bolsa, dono do Blog Investiment and Trade
Nenhum comentário:
Postar um comentário