O que são os Fundos de Índices (ETF) de ações?

Exchange Traded Funds (ETF), Fundos de Índices de ações
Os Fundos de Índices (ETF - Exchange Traded Funds) de ações, são fundos espelhados em índices de ações. As cotas desses fundos são negociadas na bolsa de valores da mesma forma que as ações, bastando apenas ser cliente de uma corretora de valores (clique aqui e saiba como escolher) para comprá-las.

Simplificando, os ETF's de ações são como "cestas" cheias de ações, ou seja, por trás do código do ETF estão todas as ações do índice a ele relacionado. Isso significa diversificação e o melhor: gastando muito menos de corretagem do que se comprasse as ações do índice separadamente.

Os dividendos e juros sobre capital próprio distribuídos pelas empresas que compõem o ETF são reinvestidos automaticamente no patrimônio do fundo, anulando possíveis gastos com corretagem, que o investidor teria com essa atividade caso investisse em ações individuais.

O fato de o investidor não precisar comprar separadamente os papéis de cada empresa do índice facilita o acompanhamento do desempenho do investimento. Também gera menor perda de tempo com análises, já que se torna necessário apenas analisar o índice ao qual o ETF está relacionado e não ação por ação. 

Quanto aos custos para investir nos ETF's, as corretoras cobram taxas para guardá-los (a taxa de custódia), taxas de corretagens e emolumentos pelas movimentações de compra e venda. Além disso, há cobrança de taxa de administração pelos gestores do fundo, mas que geralmente são baixas. Apesar de serem boas opções para investir, nem tudo é vantagem nos ETFs por isso sugiro também a leitura do artigo "Investir em ações ou ETFs?".

Clique aqui e conheça os fundos de índices disponíveis atualmente para compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário