Invista em Títulos Públicos (Tesouro Direto)

Destinado a pessoas físicas, o Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBovespa. Ao comprar um título, o investidor empresta dinheiro para o governo, que paga uma taxa pelo empréstimo. Esse título pode ser prefixado (investidor já sabe na compra o valor que irá receber se ficar com o título até a data de vencimento) ou pós-fixado (rentabilidade depende do desempenho de algum indexador).

Títulos Tesouro Direto
No site do Tesouro Direto há uma ferramenta que auxilia o investidor a escolher o título público mais adequado. CLIQUE AQUI

Como aplicar

Escolha uma instituição financeira (ex: uma corretora ou banco). Além de uma taxa de custódia de 0,30% a.a., cobrada pela BM&FBovespa em cima do valor dos títulos, algumas instituições cobram uma taxa de administração para manter seus investimentos em títulos públicos. Isso deve ser verificado na hora da escolha da corretora.

Aplicação mínima e máxima

A aplicação mínima é de 1% do valor do título respeitando também o mínimo de R$ 30. Há limite máximo de compras mensais de R$ 1 milhão (para vendas não há limite).

Prazo da operação

O investidor deve escolher o melhor prazo conforme necessidade de utilizar o capital. Apesar de ser possível vender antes do prazo contratado, já que há liquidez diária, a rentabilidade ficará prejudicada. Os juros serão proporcional aos dias que o investidor ficou com o título, mas o problema é que dependendo do valor do título no momento da venda, o investimento pode até gerar prejuízo (lembre-se que o valor do título oscila conforme os indexadores).

Horário de funcionamento do Tesouro Direto

Compra de títulos

Todos os dias das 9h de um dia até 5h do dia seguinte. Fins de semana não têm interrupções nas negociações, isso significa que sexta é possível negociar das 9h sem interrupções até segunda às 5h.

Venda de títulos

Todos os dias das 18h até as 5h do dia seguinte. Feriados e fins de semana pode vender qualquer horário. Quando há reunião do Copom na quarta-feira, só poderão ser vendidos os títulos (com exceção do LFT) a partir da quinta-feira, no mesmo horário de sempre, das 18h até as 5h do dia seguinte.

Tributação

Sujeito a IOF e imposto de renda igual outros investimentos de Renda Fixa. SAIBA MAIS

Técnicas para aumentar a rentabilidade

Para quem quiser dar um passo a mais no Tesouro Direto, recomendo o curso do auditor da Receita Federal Eduardinho. Nesse curso há técnicas avançadas para operar no Tesouro Direto. CONFIRA AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário