O que é o After Market?

after-market bolsa de valores
O After Market é um horário extra de funcionamento da bolsa de valores, sendo muito importante para investidores que exercem outras atividades durante o pregão principal e não conseguem acompanhar a carteira de ações. Ele foi criado justamente para aumentar o número de pessoas físicas na bolsa.

Principais diferenças do After Market e o pregão principal na Bovespa


- Não é possível operar opções e nenhum outro tipo de derivativo.

- Apenas é possível operar papéis pertencentes às carteiras teóricas do Índice Bovespa (IBOV) e/ou do Índice Brasil (IBrX 100) calculados pela bolsa e que tenham sido negociados, no mesmo dia, durante o horário regular de pregão.

- Há limite de variação de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao preço de fechamento do pregão principal. Além disso, o volume negociado é bem baixo durante esse horário.

- As cotações do After Market não interferem nas variações de preço do próximo dia, logo o preço de fechamento real é o do pregão principal.

Horário de negociação do After Market Bovespa


o After Market ocorre sempre que há pregão principal, no seguinte horário:

- 17h25 às 17h30: Pré-abertura, na qual será permitido o cancelamento de ordens registradas no período regular;
- 17h30 às 18h00: Negociação.
- Importante: a partir de 21/12/2015 haverá After Market apenas entre os meses de março e outubro. Nos outros meses o pregão regular da Bovespa se estenderá até 18h e não haverá After Market.

Mais informações


No Manual de Procedimentos Operacionais do Mercado de Ações (Bovespa) você pode ler todo o regulamento do after-market (página 33 do PDF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário