Usando o On Balance Volume (OBV)

O On Balance Volume (OBV) é um importante indicador que auxilia o investidor no estudo do volume na análise técnica. Ele é construído pela soma ou subtração do saldo de volume do dia do saldo acumulado, ou seja...

- fechamento atual > fechamento anterior: soma-se o saldo do dia ao OBV acumulado.
- fechamento atual < fechamento anterior: subtrai-se o saldo do dia do OBV acumulado.
- fechamento atual = fechamento anterior: o OBV se mantém no mesmo nível.

Traçando suportes e resistências

É possível traçar suportes, resistências e linhas de tendência na análise do OBV, sendo que em alguns casos o rompimento dessas linhas acontece antes da equivalente no gráfico de preços. Logo o OBV também pode servir como um alerta para possíveis rompimentos de suporte e resistência dos preços. Quando o OBV coincide com o rompimento dos preços, ele acaba confirmando esse.

On Balance Volume (OBV)

Plotando médias móveis no OBV

Também podemos plotar médias móveis para melhor visualizar o movimento do OBV. Uma MME21, por exemplo, ajuda a identificar a tendência do OBV. Quando ele tiver acima da MME21 em movimentos de alta indica uma tendência de alta. Abaixo da MME21 indica movimentos baixistas. Portanto independentemente do suporte e resistência, para operar comprado é importante observar se o OBV encontra-se superior a MME21 (para operar vendido o contrário se aplica).

On Balance Volume (OBV)

Analisando divergências

Outra análise possível é a de divergências entre o indicador e o preço do ativo. Se o papel está subindo e o OBV caindo, significa que está saindo dinheiro do papel e que provavelmente as pessoas não estão acreditando que a alta deva continuar. Ou, se o papel está caindo e o OBV subindo, significa que está entrando dinheiro no papel e que provavelmente as pessoas estão acreditando que o papel está prestes a reverter para alta.


Verificando a ocorrência de acumulação ou distribuição

O OBV é principalmente útil para ajudar a determinar se uma lateralização tem maior chance de ser uma acumulação ou distribuição. Uma lateralização com tendência ascendente (topos e fundos ascendentes) do OBV diz que há uma maior probabilidade de que seja uma acumulação. Uma tendência descendente indica que é provável que seja uma distribuição.

On Balance Volume (OBV)

Concluindo, o OBV contribui para uma melhor visão do lado que os grandes investidores estão operando: se estão comprando ou vendendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário