Calendário de Vencimento Opções sobre Ações 2017

As séries das opções sobre Ações são identificadas pelas letras do ativo-objeto, seguidas por uma letra que indica o mês de vencimento e se é uma opção de compra ou de venda, e um número que informa o preço de exercício. Ex: PETRK16 - Opções de Compra de Petrobras, com vencimento em novembro e preço de exercício R$16,00.

Na Bovespa, o vencimento das opções sobre ações acontece sempre na terceira segunda-feira de cada mês. Quando não houver pregão de negociação, a data de vencimento será no dia útil seguinte. Neste dia ocorre a expiração do contrato, ou seja, perde o seu valor de mercado (vira pó). Outro ponto importante é que somente podem ser negociadas as opções até o dia anterior ao vencimento. Ao lado deixo uma tabela que mostra as datas de vencimento para o ano de 2017.

Comentários

  1. Olá boa tarde,

    Eu fiz uma prova na faculdade que caiu uma questão sobre Mercado de Opções pedindo a alternativa incorreta. Entre as alternativas estavam:

    a) Lançador Vende a Opção
    b) Dia do exercício é o dia de vencimento do contrato
    C) Prêmio é o valor recebido na data do vencimento da opção
    D) (Não recordo a questão...)

    Qual dessas estaria incorreta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Provavelmente a alternativa incorreta é a C, pois o prêmio é o valor recebido no momento que o lançador vende a opção (e não na data de vencimento).

      Para o comprador ter direito a comprar a ação a um preço x em determinada data, ele paga o prêmio (que é o valor da opção) para o lançador.

      Abraços

      Excluir
  2. Todos os vencimentos do calendário de vencimentos serão em janeiro como mostra a tabela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio! Não, havia um erro por isso saiu tudo como mês de janeiro. Arrumei a tabela e agora está correta. Valeu por avisar. Abçs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha de Cálculo de I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?