Erros comuns dos investidores - Por Schwabb

erros dos investidores da bolsa de valores
1. NÃO ACEITAR ERROS: Algumas pessoas compram o papel X, e este não tem um bom desempenho. Eles não aceitam comentários ou notícias contrários de forma alguma. Ao invés disto, procura incessantemente por comentários positivos que justifiquem a sua permanência na posição atual. Muitas vezes se prende a outros investidores que estão na mesma situação e procuram tentar mostrar a outras pessoas que acredita no papel, tentando assim motivar outros a manterem ou entrarem nesta posição.

2. SENTIMENTALISMO: as pessoas praticamente ADOTAM um papel. Cria um vínculo que pode “cegar” o investidor a enxergar a realidade sobre o mercado.

3. GRAFISMO: os gráficos são uma ferramenta complementar, e não deveria ser o principal fator de decisão de investimentos. Gráficas são projeções futuras de preços históricos. Nada sabem sobre o mercado, a economia, a empresa… Ao trabalhar com gráficos, esteja atento ao mercado em geral e às condições financeiras das empresas, para que esteja ciente qual tipo de empresa está sendo analisado. O que se quer dizer é que vc obterá melhores resultados se utilizar a análise gráfica em conjunto com a fundamentalista, e também a leitura sobre o mercado em geral. Isto vale mais para pessoas que operem no médio/longo prazo. Já no curto/curtíssimo prazo, a análise gráfica exerce maior importância e de grande utilidade para o investidor, podendo ser desconsideradas outras análises, mas sempre observando a conjuntura econômica mundial.

4. VAI BOMBAR! : Não confie nestes alertas, e caso entre, esteja preparado para movimentos bruscos de correção. Sempre vai haver alguém querendo dar movimento a papel sem liquidez. E junto, nos fóruns, aparecem os q usam mais de 2 contas com Nicks diferentes e ficam tentando alavancar o papel. Estes já tomaram suas posições compradas há tempos, aguardando apenas formar uma turma para poder atrair compradores e assim venderem suas posições. Logo, os comprados estarão sozinhos, com um papel sem liquidez, aguardando as vezes por meses por uma nova alta. Fiquem atentos quando dizem algo do tipo: “EU QUERO DIVIDIR ISSO COM VCS AMIGOS”. A tradução mais realista seria: EU COMPREI E QUERO LUCRAR. ENTREM, POIS PRECISO ALAVANCAR O PREÇO E OS NEGOCIOS, PARA PODER VENDER. Ninguém trabalha de graça. NINGUÉM vai perder seu tempo analisando mil coisas por nada. Ninguém liga se você perdeu ou não. No mercado cada um defende o seu. Os fóruns estão lotados de malandros. O q não quer dizer q seja algo ruim, pois malandros nada mais são do que pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento de outrem para tirar vantagem. E para eles, o mercado está maravilhoso, pois a quantidade de pessoas sem o menor conhecimento sobre o mercado tem crescido bastante.

5. FALTA DE ANÁLISE PRÓPRIA: Busque opiniões, mas não deixe de ter a SUA. Não se deixe influenciar por algo que você não conheça. Se informe. Se falam que um papel vai subir muito, avalie! Pode até ser verdade, afinal, não temos como acompanhar todas as empresas. Mas busque o FATO. Olhe para a REALIDADE da empresa. Dessa forma vc tem bem menores chances de acabar preso a um papel sem liquidez, onde vc depois de semanas, meses, acaba vendendo muito abaixo do preço, ou até vendendo no preço depois de um tempo. Mas tenha certeza que você terá perdido muitas outras oportunidades.

6. PROFETAS DO APOCALIPSE: A todo o momento de alta você irá ouvir dezenas de pessoas que, bem ou mal intencionadas, irão dizer que tudo irá cair que o índice vai corrigir para X porque o gráfico, o índice está avisando. Não caia nestas bobagens. Na verdade o que querem é criar uma condição para que haja esta queda e alguém tenha lucro. Isso é a coisa mais comum de se fazer neste mercado. VAI CAIR! (para eu lucrar, pois estou vendido ou comprado em algum outro mercado). VAI SUBIR! (para eu lucrar, pois estou comprado ou vendido em algum outro mercado). Risco nós corremos todos os dias neste mercado. São poucos os dias em que tudo sobe. Estar neste mercado é um risco por si só. Alguns maiores outros menores. Se cair, ótimo, coloque sua ordem de venda e espere o melhor momento para entrar! Se subir, maravilha! Se está com recordes, ótimo! Vamos aproveitar e fazer o lucro de todo dia! Agora pode cair a qualquer momento? Claro q pode! E o engraçado é que depois aparecem os mesmos dizendo: EU NÃO DISSE? EU AVISEI! É só uma questão de saber avaliar as informações e estar atento ao FATO! Nós temos o privilégio de saber da China após o seu mercado fechar. Nós temos índices futuros indicando alguma possível tendência. Nós temos noticiários, em tempo real. Temos todas as cotações do mundo todo à disposição. Há muitos investidores loucos para provocar pânico, pois desta forma, podem se reposicionar. Estar com o sinal de alerta ligado deve acontecer todos os dias. Independentemente de estarmos em condições favoráveis ou não. Acompanhando o mercado, não há razão de alardes. As oportunidades acontecem todos os dias, e mesmo nas quedas se pode fazer dinheiro. Principalmente aos novatos que, quando leem algo, saem correndo comprando ou vendendo em situação desfavorável, fazendo a alegria dos que se aproveitam disto. Sem saber se o mercado está bom ou não, se os índices estão dando suporte para se manter comprado ou vendido. O que deve ser feito é tornarmos melhores investidores, procurando se informar e crer em FATOS e não em ACHISMOS. Pode ser, quem sabe, acredito que, possivelmente, há indícios, NÃO SÃO FATOS. Estes sim são as únicas certezas que você tem e pode confiar.

7. COMPRANDO TARDE: você pesquisou sobre uma companhia e viu que seus fundamentos estão corretos. O preço da ação sobe em alto volume, mas você sente que perdeu a oportunidade e decide esperar até q o preço caia para entrar. Mas isto não acontece. Continua a subir mais e mais. Você percebe q ela era uma grande escolha e então você decide comprar, bem no momento em que o papel tem uma reversão e entra em queda.

8. FALHAS NA COMPRA DE AÇÕES: é o mesmo cenário acima, mas neste caso você apenas assiste o papel subir sem ter tomado a decisão de comprar. Isto mostra q o medo tomou conta de você.

9. SUGESTÕES DE COMPRA: a internet possui milhares de dicas de pessoas q vão de bem intencionadas até as q estão querendo promover algum papel para que eles possam vender os q eles têm em carteira. Procure informações sobre as empresas q lhe interesse; o q elas fazem, seus projetos. Não entre em qualquer investimento apenas por terem dito q ela terá altos ganhos. Esteja consciente de suas decisões.

ALGUMAS DICAS DE QUANDO VENDER:
1. Se depois de meses de alta, de repente o papel ter uma alta forte com grande volume ( topo);
2. Quando o papel sobe com volume muito fraco;
3. Quando o papel fecha na mínima do dia com grande volume, considere diminuir sua posição;
4. Se o papel cai abaixo da média dos últimos 50 dias (50 days moving average), com alto volume, ou fecha em queda com recordes de volume;
5. Se acontecer de em 3 dias o mercado cair com alto volume de negócios, reduzir posição.
6. Sobre qualquer notícia ruim da companhia da qual você detêm ações.

ESPECULAR É UMA ARTE
Dentre as principais razões de um especulador falhar no mercado, além da psicológica, a mais comum é porque não estão suficientemente capacitados. Não sobrevivem ao mercado porque não têm todos os conhecimentos necessários.
Outra razão que pode explicar o fracasso é a própria natureza dos mercados. Eles às vezes apresentam uma tendência muito volátil, e em outras ocasiões, sem nenhum respaldo, movem-se lateralmente.
Não se pode aplicar o mesmo sistema de especulação a mercados diferentes. Muitos especuladores perdem porque em algum tempo aprenderam um modo de operar que funcionou muito bem em uma circunstância e seguiram a aplicando da mesma forma em outras vezes, independentemente da situação do mercado.
Ademais, a falta de disciplina (psicológica) adiciona mais um item para justificar o insucesso. É preciso seguir responsavelmente seu sistema de especulação e saber controlar o risco que pode ser assumido. Começar com pequenas posições pode ser útil, incrementando mais riscos à medida que se aprimora os conhecimentos e o controle emocional.
É certo que um bom especulador é uma pessoa q pode tomar decisões corretas de forma rápida e precisa, que mantém a calma quando os outros dominam o movimento do preço.
O sucesso na especulação não vem por acaso. Especular exige tanto conhecimento quanto investir. Com suas particularidades, ESPECULAR É UMA ARTE!

Nenhum comentário:
Postar um comentário