Riscos de comprar ações de baixa liquidez

Não conseguir vender uma ação, ou ter que vendê-la a qualquer preço assumindo um grande prejuízo (por causa do spread¹ alto no livro de ofertas) é comum ocorrer em papeis de baixa liquidez no mercado. São ações pouco negociadas, com baixa movimentação diária em quantidade e também no valor financeiro, sem um fluxo contínuo de compra e venda.

Motivos que geram a baixa liquidez em alguns ativos:

1) FREE-FLOAT muito baixo, causas:
- Quantidade disponibilizada na oferta primária de ações ao mercado ser percentualmente muito pequena em comparação ao volume total de ações;
- Concentração de ativos na mão de poucos acionistas, esses não interessados em negociá-los.

2) Empresa não ser uma boa opção na visão do mercado. (fundamentos, perspectivas para o setor da empresa, etc).

Independente de qualquer coisa, é importante entender que sempre haverá um maior risco ao se investir em papeis de pouca liquidez.

Há de ressaltar que podem existir empresas* com potencial futuro interessante, mas que, por serem apenas promessas, não são muito desejadas. Porém, apesar de o retorno poder ser muito maior do que de um investimento tradicional, o investidor deve entender que precisará aguardar um longo prazo para obter o lucro pretendido. E mais, que há um alto risco envolvido no negócio (maior retorno = maior risco), pois a empresa pode não prosperar e suas ações consequentemente cair muito abaixo do preço que foi pago por elas.

*Um bom investidor poderá descobrir essas empresas promissoras através de pesquisas e análises de fundamentos, setor, etc.

A forma mais fácil de achar ativos com boa liquidez é procurando as ações com maior volume financeiro médio diário negociado na bolsa. Quanto maior, maior será a liquidez da ação.

livro de ofertas bolsa de valores ações
¹ O primeiro exemplo, de uma ação com liquidez alta, spread no book
de apenas 1 centavo. Já o segundo caso, de uma ação com baixa liquidez
com com spread de 0,18, equivalente a 10% do preço da ação
(perceba que uma menor liquidez também traz maior volatilidade).
Um comentário: