SAR Parabólico (Stop-and-reversal Parabolic)

Desenvolvido por J. Welles Wilder, este indicador possui esse nome porque a característica dos seus stops, durante uma tendência, é parecida com uma parábola. Ele é usado como rastreador de tendências e definidor de stops de entrada e saída do mercado, ou seja, mostra o momento de “inverter a mão” na operação.

Sinais dados pelo indicador

1) Em uma tendência de alta a curva do indicador aumentará até alcançar um certo nível de preço, neste ponto, ele mostrará o momento de “stopar” e iniciar posição vendida;
2) Em uma tendência de baixa a curva do indicador cairá até alcançar um certo nível de preço, neste ponto, ele mostrará o momento de “stopar” e iniciar posição comprada.
3) Em uma tendência de alta ele gera sinal de compra enquanto o indicador se move abaixo do preço;
4) Em uma tendência de baixa ele gera sinal de venda enquanto o indicador se move acima do preço.

- É interessante usar um indicador seguidor de tendência junto com o SAR. Desse modo, um sinal de compra/venda é dado quando os preços rompem o parabólico e o seguidor de tendência (MACD ou média móvel, por exemplo) indica uma situação altista/baixista. Ou no caso de usar média móvel, essa apontar para cima/baixo.

Calculando o SAR Parabólico

O SAR Parabólico é calculado antecipadamente, pois leva em consideração os preços de hoje para calcular o SAR de amanhã. É importante saber a sua fórmula para entendê-lo melhor:

SARi + 1 = SARi + α(PE – SARi)

Onde:
- SARi+1 = Valor de amanhã do SAR Parabólico
- SARi = Valor de hoje do SAR Parabólico
- PE (Ponto Extremo) = Mínima/máxima recorde alcançada na tendência de baixa/alta. Em cada período, se um novo preço mínimo/máximo é atingido, é necessário atualizar o PE da fórmula.
- α = Fator de aceleração. O valor inicial utilizado geralmente é 0,02. Cada vez que um novo PE é atingido, é acrescentado mais 0,02 ao fator de aceleração.

Configurando o indicador

Para utilização deste indicador, é necessário especificar três parâmetros.

1) Aceleração Inicial: 0,02 (valor padrão)
2) Aceleração Incremental, que define o quanto ela cresce a cada dia em que a ação permanece na tendência: 0,02 (valor padrão)
3) Valor Máximo para a aceleração: 0,2 (valor padrão)

Gráfico plotado com SAR Parabólico na configuração padrão

SAR Parabólico análise técnica

Nenhum comentário:
Postar um comentário