Quer estar { vivendo da bolsa } em apenas 10 anos?

➡️ Baixe agora e-Book 100% Grátis! CLIQUE AQUI

Entenda o Demonstrativo de Resultados das empresas

Os demonstrativos possibilitam a análise da saúde financeira da empresa e, através dessa análise, fazer uma projeção do futuro dela. Os principais relatórios financeiros de uma empresa são o balanço patrimonial, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) – do qual falarei a seguir – e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

O que é DRE? É um demonstrativo que, basicamente, mostra uma síntese financeira de todas atividades operacionais e não operacionais da empresa durante o período a que se refere. Mostra receitas, custos, despesas e o resultado obtido. Ele auxilia tanto na análise de desempenho geral da empresa, quanto na de eficiência dos gestores da empresa.

O demonstrativo de resultados é organizado conforme o processo de produção da empresa, ou seja, de maneira sequencial e lógica, que ajuda na interpretação das informações e, assim, a entender a composição do lucro líquido da empresa. Abaixo, coloquei à esquerda um exemplo para ajudar na interpretação desse tipo de demonstrativo, e à direita um caso real (DRE de 2013 da Gerdau). Confira:

Demonstrativo de Resultados - Análise Fundamentalista
Exemplo para ajudar na
interpretação de um DRE


Demonstrativo de Resultados - Análise Fundamentalista
DRE Anual (2013) Gerdau


Comentários

  1. Muito bom esse seu post!

    Mostra de maneira simples para um leigo ter uma noção do que está acontecendo com a empresa, qual a situação que ela se encontra, se vale a pena apostar nela.

    Eu participo de uma start-up que está desenvolvendo um Programa Financeiro Empresarial o inFinance (http://www.infinance.com.br/) e gostaria de convidá-lo a experimentar nosso software que irá ajudá-lo a profissionalizar o controle e facilitará o extrato de relatórios de resultados.

    Seu feedback seria muito importante para nosso desenvolvimento.

    Conto com seu apoio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha de Cálculo de I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?

Como calcular o I.R em operações com Ações e Opções

Entenda como funcionam os dividendos