Entenda o Demonstrativo de Resultados das empresas

Os demonstrativos possibilitam a análise da saúde financeira da empresa e, através dessa análise, fazer uma projeção do futuro dela. Os principais relatórios financeiros de uma empresa são o balanço patrimonial, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) – do qual falarei a seguir – e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

O que é DRE? É um demonstrativo que, basicamente, mostra uma síntese financeira de todas atividades operacionais e não operacionais da empresa durante o período a que se refere. Mostra receitas, custos, despesas e o resultado obtido. Ele auxilia tanto na análise de desempenho geral da empresa, quanto na de eficiência dos gestores da empresa.

O demonstrativo de resultados é organizado conforme o processo de produção da empresa, ou seja, de maneira sequencial e lógica, que ajuda na interpretação das informações e, assim, a entender a composição do lucro líquido da empresa. Abaixo, coloquei à esquerda um exemplo para ajudar na interpretação desse tipo de demonstrativo, e à direita um caso real (DRE de 2013 da Gerdau). Confira:

Demonstrativo de Resultados - Análise Fundamentalista
Exemplo para ajudar na
interpretação de um DRE


Demonstrativo de Resultados - Análise Fundamentalista
DRE Anual (2013) Gerdau


Um comentário:
  1. Muito bom esse seu post!

    Mostra de maneira simples para um leigo ter uma noção do que está acontecendo com a empresa, qual a situação que ela se encontra, se vale a pena apostar nela.

    Eu participo de uma start-up que está desenvolvendo um Programa Financeiro Empresarial o inFinance (http://www.infinance.com.br/) e gostaria de convidá-lo a experimentar nosso software que irá ajudá-lo a profissionalizar o controle e facilitará o extrato de relatórios de resultados.

    Seu feedback seria muito importante para nosso desenvolvimento.

    Conto com seu apoio.

    ResponderExcluir