O que é Formador de Mercado?

Formador de mercado é uma pessoa jurídica (corretora, distribuidora de valores, banco de investimento ou banco múltiplo com carteira de investimentos), devidamente registrada para exercer tal função, que se compromete a garantir uma liquidez mínima em ativos ou derivativos.

No mercado de ações brasileiro, a BM&FBovespa tem continuamente estimulado as companhias a terem Formador de Mercado visando criar um ambiente mais atrativo e favorável para investidores.

A atuação do Formador de Mercado ocorre por meio da colocação de ofertas de compra e de venda - sem vantagem sobre as demais ofertas do mercado - com parâmetros predeterminados de quantidade, spread e percentual de atuação no pregão. Estes parâmetros, no caso da bolsa brasileira, são definidos pela BM&FBOVESPA, que leva em consideração as características do ativo/derivativo e a dinâmica do mercado.

A existência de um Formador de Mercado em um ativo é importante, ajuda a trazer uma percepção de segurança (maior liquidez ajuda a diminuir volatilidade) – e conseqüentemente atrair novos investidores - que pode ajudar na valorização de longo prazo de uma ação, por exemplo. Mas, jamais pode ser considerado por si só um fator de decisão de compra ou venda. Se não existirem bons fundamentos por trás do ativo, não será uma maior liquidez trazida pelo Formador de Mercado que forçará uma valorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário