IDIV: O índice das melhores pagadoras de dividendos

O IDIV é um índice da BM&FBovespa que deve ser observado por pessoas que estejam procurando ações que paguem bons dividendos e/ou juros sobre o capital próprio. Fazem parte desse índice as ações que apresentaram os maiores dividend yields dos últimos 24 meses.

Na seleção, basicamente ocorre a apuração do Dividend Yield relativo aos últimos 24 meses. Em seguida, as ações são colocadas em uma lista decrescente de Dividend Yield, para que sejam selecionadas as 25% com maiores Yields. O peso de cada ação na carteira varia conforme o valor de mercado das empresas que foram selecionadas, sendo que quanto maior este for, maior será a participação da ação no índice.

* Quando ocorre um novo acerto da carteira, as ações da carteira anterior podem permanecer no índice se estiverem entre as 33% (e não mais as 25% primeiras ações).

Apesar de o principal fator de seleção ser o Dividend Yield, para participar do índice a ação também deve atender critérios de liquidez (volume, número de negócios e presença em pregão no período dos últimos 12 meses anteriores à formação da carteira). CLICANDO AQUI você pode verificar quais ações estão compondo o índice atualmente e o peso de cada uma na carteira.

Índice Dividendos (IDIV) da Bovespa
Gráfico diário Índice Dividendos em 07/07/16
Nenhum comentário:
Postar um comentário