O que é Análise Técnica de ações?

Análise Técnica de ações
A análise técnica (também conhecida como análise gráfica) é um tipo de análise que desconsidera a situação financeira da companhia e notícias publicadas pela mídia em geral. Ela considera que todos os fatores (fundamentalistas, macroeconômicos, políticos, etc) que afetam o preço já estão refletidos na cotação atual do ativo, portanto o investidor deve levar em conta somente a representação gráfica do papel em diversos períodos de tempo, de modo a prever futuras tendências no preço.

A Análise Técnica está muito ligada à psicologia social. Padrões gráficos, por exemplo, funcionam porque muitas pessoas acreditam que por terem funcionado no passado, também funcionarão para prever os preços no futuro. Ou seja, acreditam que os preços se movem de forma repetitiva e identificável. Também é possível concluir com isso, que quanto mais adeptos da análise técnica, maior será a chance de ela não "falhar", pois serão mais pessoas vendendo ou comprando em um mesmo ponto (indicado por algum padrão).

O investidor, que quer usar essa forma de análise, deve identificar tendências e pontos de reversão do mercado através dos gráficos. Para isso é preciso conhecer padrões gráficos e indicadores. No início pode haver alguma dificuldade para identificar alguns padrões, mas isso é uma questão de prática. Outro fato que deve ser lembrado, é que papeis com maior liquidez costumam “respeitar” melhor a análise técnica (leia +).

Mesmo para quem usa a Análise Fundamentalista, conhecer alguns conceitos básicos da Análise Técnica pode ser muito útil. CLIQUE AQUI e confira alguns artigos sobre Análise Técnica no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário