O que é Balanço Patrimonial?

Balanço Patrimonial - Análise Fundamentalista
O Balanço Patrimonial é um relatório contábil que mostra a posição patrimonial e financeira de uma entidade em uma determinada data. Serve como importante referência para analisar, por exemplo, uma empresa. Através da comparação de balanços de períodos diferentes é possível ver a evolução da situação patrimonial dessa empresa, não só em geral, mas de cada item que consta no balanço. É possível analisar também o tamanho de cada item em relação ao tamanho total da empresa.

O balanço patrimonial apresenta os Ativos, Passivos e o Patrimônio líquido. Abaixo falarei um pouco sobre cada um desses itens.

Ativo

São os bens e direitos pertencentes à empresa. Por exemplo, as contas a receber, estoques, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo patentes, ações e direitos autorais.

Ativo Circulante

Bens e direitos que a empresa pode converter em dinheiro vivo em menos de um ano. Exemplo: Dinheiro em Caixa, dinheiro em bancos, aplicações financeiras, estoques, etc.

Ativo Não Circulante

São os bens que a empresa não pretende converter em dinheiro em menos de um ano. Exemplo: a empresa não tem nenhuma intenção de vender seus terrenos.

Passivo Exigível

São as dívidas da empresa. Por exemplo, os recursos referentes às obrigações da empresa, incluindo impostos a recolher, empréstimos, dívida com fornecedores, despesas contratuais, etc.

Passivo Circulante são as obrigações que vencem em menos de um ano. Acima desse prazo, classifica-se como Não Circulante.

Patrimônio Líquido

É a diferença dos Ativos e dos Passivos da empresa (Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo). Isso significa que quanto mais ativos e menos dívidas ela tiver, maior o patrimônio líquido, ou seja, maior é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

Modificando a fórmula do Patrimônio Líquido, podemos perceber que o total do Ativo é exatamente igual à soma do Passivo Exigível com o Patrimônio Líquido (Ativo = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido). O termo "Balanço" origina-se desse equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário