Preço sobre Lucro (P/L)

Comecemos analisando como é formado o P/L, um dos indicadores mais utilizados da análise fundamentalista, que tem como base dois conceitos bem simples:
- Preço: relativo à cotação da ação num determinado momento;
- Lucro: relativo ao lucro por ação anual.

Entendendo o cálculo do índice

Preço / Lucro = Quanto tempo a ação leva para “devolver” ao investidor o valor pago por ela

Exemplo: Ação comprada por R$ 20,00 e o lucro líquido anual por ação de R$ 4,00. Calculando o P/L, temos 20/4=5. Portanto serão necessários quatro anos para o retorno do investimento.

Vale frisar que não necessariamente o retorno virá nos 5 anos do exemplo, pois os lucros do período não são totalmente repassados aos acionistas. Tudo depende da política de dividendos da empresa e também dos cenários que podem mudar no longo prazo, alterando as despesas e receitas da empresa.

Comparando empresas

É importante comparar o valor deste indicador só com empresas do mesmo setor, pois cada setor tem suas características de envolvimento com o mercado (ex: riscos envolvidos para determinada atividade ou a média de retorno de investimento).

Conclusões que podem ser tiradas ao analisar o P/L de empresas


1) A empresa com menor P/L pode ser considerada mais barata, por ter uma perspectiva de um retorno mais rápido do valor investido.

2) Um P/L maior pode ÀS VEZES significar futuro mais otimista para os lucros da empresa, se ela tiver investindo parte dos lucros em projetos novos.

3) Empresa com P/L maior e setor de risco abaixo da média: nesse caso é aceitável um P/L maior, pois apesar do retorno do investimento ser mais lento, ele é mais garantido.

4) Se a empresa apresenta prejuízo no exercício, o P/L será negativo. Mas não necessariamente ela é um mau investimento. É preciso procurar as causas desse mau resultado.
  • O resultado líquido foi reduzido por amortização de ágio? Se sim, o efeito do ágio é apenas contábil, o prejuízo não é tão preocupante. 
  • São despesas pontuais que não terão no exercício seguinte, permitindo uma melhora do resultado? 
Por essas diferentes interpretações, conclui-se que esse índice, assim como os outros, não pode ser olhado isoladamente. Ele deve ser usado com outros indicadores e junto de estudos sobre o futuro da companhia (concorrência, mercado consumidor, etc).

Preço sobre Lucro (P/L), Análise Fundamentalista
Você pode encontrar o P/L de ações no site
fundamentus.com.br
Leia também:- Riscos de um baixo Preço/Lucro (P/L) (CLIQUE AQUI)
- Tipos de Preço/Lucro (P/L) e qual usar (CLIQUE AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário