Qual a relação entre o Dólar e o Ibovespa?

Quantas vezes, principalmente em momentos de instabilidade econômica, lemos notícias informando que o dólar valorizou e o Ibovespa desvalorizou? Ou em momentos de euforia notícias informando a alta do Ibovespa a queda do dólar? Você já se perguntou por qual motivo a bolsa de valores e o dólar tendem a ter desempenhos contrários nestes momentos?

Vamos ver os dois exemplos a seguir...

1) Há uma instabilidade econômica no Brasil. Essa instabilidade afeta as empresas e pode causar prejuízos enormes para quem investe na bolsa de valores. Então, se o país está inseguro para investir, investidores internacionais retiram o dinheiro daqui. Isso significa:

- Forte pressão vendedora nas ações, gerando queda da bolsa de valores.

- Investidores internacionais recebendo o dinheiro em real e necessitando fazer o câmbio de real por dólar para retirar o dinheiro daqui e procurar investimentos em outros países. Essa procura pelo dólar acaba por forçar a valorização da moeda.

O mesmo ocorre em uma crise mundial, pois investidores vão vender ações e preferir ficar com dinheiro – ou melhor, dólares - em mãos. Afinal, o dinheiro se converte rapidamente em poder de compra. E o dólar é uma moeda muito forte, a principal do comércio internacional.

2) Mas e se o Brasil, no caso, volta a ficar atrativo para investimentos? Os investidores internacionais passam a vender dólar e comprar real (câmbio de dólar por real). O dólar se desvaloriza e ao mesmo tempo esse dinheiro que entrou no país tende a ser investido em ações de empresas, causando valorização do Ibovespa.

Mas nunca existirá uma regra para essa relação Dólar x Ibovespa, pois...

- Não necessariamente o dinheiro que entra no Brasil vai ser investido em ações;
- Não quer dizer que o dinheiro de venda de ações feita por investidores internacionais vai sair do Brasil;
- O dinheiro que sai do país poderia não estar investido em ações e sim em renda fixa, por exemplo;
- O dinheiro que o investidor internacional vai investir em ações, já poderia estar no país, alocado em outro investimento.

Então, apesar de existir sim essa relação entre o Dólar e Ibovespa, nada garante que a alta de um vai gerar a queda do outro ou vice-versa. Tudo vai depender do cenário que se faz no momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário