É possível viver da bolsa de valores?

Viver da Bolsa de Valores
O mercado financeiro é realmente algo que atrai muitas pessoas, mas será possível viver da bolsa de valores? Já antecipo minha opinião: É POSSÍVEL, mas para poucas pessoas. Explicarei abaixo o porquê acho isso.

Não é simplesmente resolver largar o emprego de uma hora para a outra e começar a viver da bolsa. Antes de tomar essa decisão, serão necessários muitos anos de experiência e de resultados consistentes. Em outras palavras, terá que passar pela “faculdade da bolsa de valores”.

O investidor precisa ter em mente exatamente quanto precisa ganhar por mês e também qual será sua estratégia, “testada e aprovada” inclusive em períodos de crise (como a de 2008), para conseguir isso. E obviamente, precisará de uma quantia de dinheiro que seja suficiente para que, com sua estratégia, seja possível tirar a quantia pretendida mensalmente.

Quem não vive da bolsa e mesmo assim se “assusta” com a volatilidade a ponto de, no impulso, mudar a estratégia inicial por isso, não conseguirá viver da bolsa, ou terá obrigatoriamente que “exercitar” essa parte psicológica. Digo isso porque depois irá conviver com a pressão de ter que, obrigatoriamente, ganhar TODOS OS MESES uma quantia X. Pressão que fica ainda maior para quem possui família para sustentar.

Já quem possui muito dinheiro, pode até com uma estratégia de longo prazo conseguir viver dos rendimentos da bolsa de valores. Mas deve ter em mente que operação de longo prazo quase nunca traz resultado imediato, e ele não poderá vender ações no prejuízo para tirar dinheiro para sobreviver. Nesse caso precisará de outra reserva, em renda fixa, que ele possa retirar dinheiro nos meses que não lucrar na bolsa. E assim que tiver o resultado na bolsa, recomponha essa reserva novamente (botando o que foi retirado).

Portanto, quem estiver disposto a enfrentar esse desafio de viver da bolsa de valores, precisará de um conjunto de três itens: experiência, estratégia bem definida e muito dinheiro.

Para quem está interessado no assunto, aconselho a leitura do eBook "Como se Tornar um Trader e Viver da Bolsa de Valores"
Nenhum comentário:
Postar um comentário