MACD - Moving Average Convergence / Divergence

O MACD é um indicador muito utilizado na análise técnica para acompanhar tendências. É composto pela Linha MACD, Linha de sinal e Histograma MACD.

Linha MACD: Gerada pela diferença entre duas Médias Móveis Exponenciais, sendo uma de longo prazo (normalmente uma MME26 baseada nos preços de fechamentos) e outra de curto prazo (normalmente uma MME12 também baseada nos preços de fechamentos).

A linha MACD oscila, sem limites, acima ou abaixo da linha zero, que representa uma região de equilíbrio entre compradores e vendedores. É maior que zero quando o valor da MME de curto prazo está maior que o valor da MME de longo prazo e menor que zero quando o valor da MME de curto prazo está menor que o valor da MME de longo prazo.

Linha de sinal: Gerada por uma MME9 da própria linha MACD.

Histograma MACD: Representado por um gráfico de barras com referência na linha zero, mostra a distância entre a linha MACD e a linha de sinalização. O Histograma MACD fica positivo quando a Linha MACD está acima da linha de sinal e negativo quando está abaixo. Desta forma, quando as barras se aproximam da linha zero, pode ser uma indicação de que a tendência atual está perdendo força.

Sinais dados ao investidor

- Sinal de compra se a linha MACD cruzar para cima a linha de sinal;
- Sinal de compra se a linha MACD cruzar a linha zero para cima;
- Sinal de venda se a linha MACD cruzar para baixo sua linha de sinal;
- Sinal de venda se a linha MACD cruzar a linha zero para baixo.

Dicas para operar com o MACD

- Procure pontos máximos e mínimos atingidos historicamente pelo MACD. Eles servirão de referência para analisar se o papel está sobrecomprado ou sobrevendido (quanto mais afastado do nível zero, mais fácil de ocorrer movimentos de correção).

- Utilize outros indicadores junto com o MACD para confirmar os sinais e tendências.

- Divergências entre a linha MACD e cotação podem indicar uma possível reversão de tendência se aproximando. Ocorre quando a linha MACD não acompanha o mesmo movimento dos preços.

- Divergências entre o Histograma MACD e as cotações também indicam fraqueza da atual tendência.

MACD - Análise Técnica
Exemplo gráfico plotado com MACD.
Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:
Postar um comentário