O que são as Ofertas Públicas?

Ofertas Públicas - Mercado de Capitais
É através das Ofertas Públicas que uma companhia ou titulares de valores mobiliários de sua emissão colocam e retiram títulos (ex: ações) no mercado de capitais. Abaixo um resumo sobre as formas de Oferta Pública.

de Abertura de Capital...


Initial Public Offer (IPO) ou Oferta Pública Inicial

Referente à oferta de abertura de capital da empresa, isso é: a primeira distribuição pública de valores mobiliários de sua emissão para enfim virar uma empresa de capital aberto. O preço das ações ofertadas é obtido através do processo de “Bookbuilding”.

Subsequentes à abertura de capital...


São as que ocorrem quando as ações da empresa já estão listadas na Bolsa.

Oferta Pública de Ações Primária

As ações da empresa já são negociadas na bolsa e a própria empresa lança (oferta) mais papéis para compor seu capital. Ocorre, por exemplo, quando a empresa faz Aumento de Capital (Subscrição).

Oferta Pública de Ações Secundária (Block Trade)

Negociação dos papeis adquiridos no mercado primário, ou seja, não há emissão de novas ações e consequentemente não gera novos recursos às companhias emitentes. Isso ocorre, por exemplo, quando um sócio decide encerrar sua participação na empresa e para isso necessita vender suas ações. Perceba que o dinheiro não vai para a empresa e sim para o sócio que está vendendo e o número de ações não muda, pois apenas venderá suas ações para outro(s).

de Aquisição de Ações / Fechamento de Capital...


Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)

Ocorre quando um acionista ou uma sociedade quer comprar uma participação ou a totalidade das ações, que estão nas mãos de acionistas minoritários, de uma empresa cotada em Bolsa. A empresa é obrigada a fazer uma OPA quando, por exemplo, ocorre uma mudança no controle acionário ou quando pretende fechar o capital e sair da Bolsa de Valores, sendo esse último muito comum quando as empresas percebem que o preço das ações está muito baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário