Entenda o ditado “Sell in may and go away”

Sell in may and go away
Sell in may and go away” (“Vender em maio e ir embora”) é um ditado seguido por vários investidores da bolsa de valores. Motivo: o período de maio a outubro historicamente possui um desempenho inferior ao período de novembro a abril.

Não há uma explicação clara para a fraqueza do período de maio a outubro, mas acredita-se que ocorre porque os investidores começam a se preparar para as férias de verão no hemisfério norte e preferem sair do mercado de ações para curti-las sem preocupações. Isto pressiona o mercado para baixo e também o deixa com menor liquidez.


Como isso pode influenciar o Ibovespa?


Como a bolsa dos EUA é referência para todas as bolsas do mundo inteiro, este período acaba muitas vezes gerando fraqueza também nos mercados mundiais.

O ditado então deve ser seguido?


Muitos investidores fazem do ditado uma estratégia para operar (vendem as ações em maio e retornam ao mercado no final de outubro / início de novembro). Porém é importante ter cuidado, pois é impossível saber se a bolsa vai subir ou cair apenas se baseando em movimentos da bolsa de valores no passado. Embora o ditado tenha funcionado muitas vezes, em alguns anos ele passou completamente batido. Também, mesmo que o desempenho do mercado em geral seja fraco, é normal que algumas ações “contrariem a regra”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha Calculadora I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?

Como calcular o I.R em operações com Ações e Opções

Entenda como funcionam os dividendos