Utilizando o Envelope de Médias Móveis

Os envelopes de Médias Móveis permitem que o investidor identifique uma faixa na qual um ativo está sendo negociado. Essa faixa (envelope) é criada por uma linha que se moverá acima de uma média móvel, e a outra linha que se moverá abaixo da mesma média móvel.

Configurando o Envelope


Definir a média móvel (simples ou exponencial) a ser usada, e o número de períodos que serão usados para calculá-la.

- Normalmente os programas gráficos utilizam por padrão uma média de 21 períodos, mas o grafista pode configurar conforme seus critérios. Utilizar um maior número de períodos torna as curvas do envelope mais estáveis, enquanto um menor número de períodos torna as curvas do envelope mais voláteis.

Definir a porcentagem, calculada sobre o valor da média móvel, que irá definir a linha superior e linha inferior do envelope. O valor padrão nos programas gráficos geralmente é 10%, mas é interessante configurar conforme for o gráfico utilizado (intraday, diário, semanal, etc).

Valor Limite Superior do Envelope = Valor Média Móvel + 10%
Valor Limite Inferior do Envelope = Valor Média Móvel – 10%


Sinais gerados ao investidor 

Os envelopes geram sinais de sobrecompra ou sobrevenda.

Compra: Quando os preços caem abaixo da linha inferior do envelope é hora de comprar o ativo, pois o mesmo está sobrevendido. Sendo interessante aguardar o preço cruzar novamente a linha inferior, de baixo para cima, para ter um sinal de compra mais confiável.

Venda: Quando os preços ultrapassam a linha superior do envelope é de hora vender o ativo, pois o mesmo está sobrecomprado. Sendo interessante aguardar o preço cruzar novamente a linha superior, de cima para baixo, para ter um sinal de venda mais confiável.

OBS: Para tomar uma decisão de compra ou venda, é interessante aliar os sinais do envelope com outros indicadores da análise técnica, já que em tendências muito fortes um papel pode continuar sua trajetória sem correções.

Envelope de Médias Móveis - Análise Técnica
Exemplo de Gráfico com Envelope de Médias Móveis
mais a caixa de configuração no programa GrapherOC
Nenhum comentário:
Postar um comentário