Valor Patrimonial, Valor de Mercado e Valor justo

Valor Patrimonial, Valor de Mercado e Valor justo

Valor Patrimonial 

Esse valor, que está no balanço patrimonial da empresa, reflete o passado da mesma e não pode ser usado como referência na compra da ação. A empresa pode estar sendo cotada muito abaixo do seu VPA porque o mercado já está precificando a inviabilidade do negócio, problemas do setor, uma dívida descontrolada, um negócio mal planejado que vai gerar prejuízo mais há frente, ou simplesmente prejuízos já constantes que futuramente farão o patrimônio líquido zerar ou ficar negativo. Do mesmo jeito, uma empresa pode estar cotada acima do VPA por ser muito bem administrada e ter histórico de lucros muito consistentes. Enfim, o mercado está interessado no futuro da empresa.


Valor de Mercado (número de ações x cotação atual)

O valor de mercado é o resultado das diferentes análises / pontos de vista de vários investidores, portanto é como eles estão avaliando, no momento, o patrimônio líquido da empresa. Isso significa que a ação pode estar cotada acima ou abaixo do Valor Patrimonial por Ação (VPA) divulgado no último balanço, que já é passado e o mercado já está precificando, nem sempre corretamente, o futuro. Conforme a empresa for divulgando seus próximos resultados, o mercado tende a ajustar a cotação do papel (é aí que entra o valor justo, que veremos logo abaixo) e quem antes analisou corretamente irá ganhar dinheiro.


Valor justo

Esse é o valor que cabe a você encontrar através de uma boa análise de fundamentos da empresa. O fato é que o mercado nem sempre está atribuindo um preço realmente justo para uma ação, e são justamente esses erros de precificação que o investidor deve encontrar para lucrar. Para encontrar o valor justo é necessário olhar para o futuro da empresa e verificar se ela tem condições virar ou continuar sendo uma empresa consistente, isso que fará as ações valorizarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário