A ilusão de ótica nos gráficos

Análise Técnica - "Ilusão de Ótica"
A análise técnica é incrível, porém pode pregar algumas “armadilhas” se o trader não estiver 100% preparado para operar. O que acontece com muitas pessoas é que não aceitam perder e, por isso, querem enxergar nos gráficos apenas o que é bom para sua posição no papel. Para isso tentam achar figuras onde não tem e até mudam as configurações habituais do gráfico para tentar justificar a posição e não ter que encerrá-la no prejuízo.

Por exemplo, aqueles que costumam traçar suas linhas de tendências considerando as sombras dos candles, começam a traçar considerando o corpo do candle ou pelos preços de fechamentos. Ou ainda, passam a deixar de lado os indicadores que estão mostrando que a posição deve ser encerrada. Enxergam, e em alguns casos até tentam prever, a formação de figuras como fundo duplo, topo duplo, OCO e OCOI onde não tem. Mudam a escala do gráfico, passam a desconsiderar características essenciais para validade de padrões gráficos, enfim, fazem de tudo para tentar “se enganar”.

O resultado desse tremendo erro de tentar se enganar é óbvio: PREJUÍZO! A verdade é que, enquanto o trader fica procurando no que se basear para manter a posição, o papel só cai deixando o rombo na conta ainda maior. É aí que entra, NOVAMENTE, a importância de o trader ter e seguir a risca um método para operar. Somente assim ele estará livre dessas armadilhas que ele mesmo cria com “ajuda” do seu lado emocional.

Leia também: Timing: palavra-chave na análise técnica
Nenhum comentário:
Postar um comentário