Diversificando para diminuir riscos e aumentar os lucros

Na bolsa de valores é importantíssimo encontrar maneiras de diminuir os riscos e aumentar a probabilidade de ganhos, pois é impossível prever o futuro de uma empresa com exatidão. Uma das maneiras de conseguir isso é através da estratégia de diversificação. Neste artigo vamos entender como a diversificação pode reduzir os riscos e aumentar os lucros da carteira do investidor.

Se estamos admitindo que é impossível prever o futuro, também estamos admitindo que os resultados nem sempre serão vencedores na bolsa de valores. Por isso não podemos depender de um único resultado. A solução para esse “problema” é aumentar o número de ações em carteira. Vejamos o exemplo abaixo:

Um investidor separou 10 ações que, após muito bem analisadas, ele julgou serem promissoras e ter potencial de valorização de 30% cada uma. Partindo do princípio que todas as ações foram muito bem analisadas e que todas são promissoras, as ações devem ter valorização, com exceção daquelas que pregarem “surpresas” impossíveis de prever nas análises.

Passado determinado tempo, ele conferiu os resultados: 30% das apostas geraram grandes perdas, porém 70% delas geraram resultados positivos que compensaram as perdas e ainda deixaram o deixaram com lucro de 6,8%.
 
Diversificando na Bolsa de Valores

Agora imagine que esse investidor tivesse apostado em apenas uma ação. Poderia ter tido o azar de pegar uma das que deram resultado negativo e perdido grande parte do capital, o que levaria muito tempo para recuperar (se é que iria conseguir recuperar) ou ter apostado naquela que não rendeu nada. O mais importante é que ele conseguiu preservar o capital.

Mas é preciso entender que não se deve diversificar apenas por diversificar. Tem que estudar e encontrar motivos para que se faça a compra de cada uma das ações. Além disso, ele deve ter um número de ações com que se consiga dar a mesma atenção a todas no que se refere ao acompanhamento.

Como a diversificação alia risco menor com rentabilidade esperada maior, ela agrada todos os tipos de investidores, de conservadores a arrojados. Mas por que diversificar aumenta os lucros?

É simples: trabalhar com apenas uma ação, pode gerar resultados extraordinários, até que ocorra um erro, o que acontece com todos na bolsa de valores uma hora ou outra. Esse erro pode anular lucros acumulados de anos, ou até “evaporar” com o capital do investidor. Por isso, no longo prazo o investidor que diversifica tende a ter uma rentabilidade maior que o investidor que foca em apenas uma ação.

CLIQUE AQUI e veja também alguns itens importantes para considerar na hora de diversificar sua carteira de ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário