Gráficos: Trix (Triple Exponential Average)

Criado em 1983 por Jack Hutson, o TRIX é um indicador técnico calculado através de três médias móveis exponenciais (MMEs) de um mesmo período. Nos softwares de análise técnica costumamos verificar a presença de 3 linhas importantes nesse indicador: a linha TRIX (que dá nome ao indicador), uma média móvel da linha TRIX e a linha zero. Abaixo vamos entender como utilizá-las.

A linha TRIX

Para chegar ao valor da linha TRIX, é necessário calcular a média móvel exponencial do preço de fechamento dos últimos n períodos. Após suavizá-la mais duas vezes. Ou seja, teremos a "MME, da MME, da MME dos preços de fechamento dos últimos n períodos". Tendo os valores dessa última suavização feita, é calculada a diferença percentual entre o valor do período atual e do período anterior. Este será o valor da linha TRIX.

É um cálculo complexo, que os softwares de análise técnica fazem automaticamente. O importante é entender que a linha TRIX está baseada no comportamento de uma MME suavizada triplamente.

geralmente n = 15 períodos (padrão, mas pode ser alterado conforme preferência do investidor)

Sinais gerados pelo indicador

Veja como os traders costumam utilizar o TRIX em suas análises.

Utilizando com a linha zero

Compra: quando cruzar a linha zero vindo de baixo;
Venda: quando o indicador cruzar a linha zero vindo de cima.

OBS: Quanto mais fechado o ângulo do cruzamento do indicador, mais forte tende a ser o movimento.


Trix (Triple Exponential Average) - Análise Técnica

Utilizando com a linha de sinal

Outra maneira de utilizar é combinando a linha TRIX com uma linha de sinal – que será uma média móvel – geralmente de 9 períodos - da própria linha TRIX (nessa técnica é mais comum aparecerem “sinais falsos”). Assim os sinais serão:

Compra: quando a linha TRIX cruza a linha de sinal de baixo para cima;
Venda: quando a linha TRIX cruza a linha de sinal de cima para baixo.

Trix (Triple Exponential Average) - Análise Técnica

Encontrando divergências

Também é possível verificar divergências no indicador TRIX. Basta comparar topos e fundos do indicador com os topos e fundos dos preços do ativo (ou seja, dá uma noção se o movimento está perdendo força ou não).

Trix (Triple Exponential Average) - Análise Técnica

Indicações de sobrecompra e sobrevenda

Como vimos o TRIX oscila entre um eixo zero. Quanto mais distante desse eixo, maior será a sobrecompra (valores positivos) ou sobrevenda (valores negativos).

Não utilize o TRIX isoladamente

Nos gráficos podemos ver a dificuldade de acerto se usado o indicador isoladamente. Por isso os traders utilizam o TRIX como um complemento na análise (como uma forma de verificar a "validade" de rompimentos e de sinais de outros indicadores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário