Análise Técnica: Chaikin AD Line

Criado por Marc Chaikin, o Accumulation/Distribution Line (AD Line) é um indicador que relaciona preço e volume, parecido com o OBV (On Balance Volume). Ele é composto por uma linha chamada AD, calculada da seguinte forma:

Linha AD atual = Linha AD anterior + Volume do Fluxo de Dinheiro



Cálculo Chaikin AD Line - Análise Técnica

OBS: O Fluxo de Dinheiro é positivo quando o fechamento é acima do ponto médio entre a distância entre a máxima e a mínima do período e negativo quando o fechamento é abaixo do ponto médio entre a máxima e a mínima do período.

Entendendo como utilizar o indicador


Linha AD ascendente = maior parte do volume faz parte do movimento de alta dos preços, significa que o ativo está sendo acumulado (há pressão de compra).

Linha AD descendente = maior parte do volume faz parte do movimento de queda dos preços, significa que o ativo está sendo distribuído (há pressão de venda).

Através da observação da linha podemos...


- Confirmar tendências (para isso é necessário traçar linhas de tendências no próprio indicador)
* Uma tendência de alta na linha AD confirma uma tendência de alta nos preços
* Uma tendência de baixa na linha AD confirma uma tendência de baixa nos preços

- Verificar se o ativo está próximo de uma reversão (divergências entre a direção da linha AD e os preços = perda de força da tendência).

- Verificar a força da tendência. Quanto maior o saldo acumulado, maior a força da tendência de alta, e quanto maior o saldo distribuído, maior a força da tendência de baixa.

Chaikin AD Line - Análise Técnica

Considerações finais

O AD Line é interessante para acompanhar se há fluxo comprador (dinheiro “entrando”) ou fluxo vendedor (dinheiro “saindo”) do ativo. Exatamente por isso, ela pode nos dar boas pistas relativas à tendência do ativo. Vale lembrar que é sempre importante utilizar outros indicadores em conjunto para obter um melhor índice de acerto nas análises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário