Análise Técnica: Chaikin AD Oscillator

Indicador oscilador, criado por Marc Chaikin, que prevê mudanças na tendência da linha de Acumulação/Distribuição (Chaikin AD Line). É como se fosse um “MACD” da linha de Acumulação/Distribuição.

A fórmula do indicador

AD Oscillator = (MME de 3 períodos da Linha AD) - ( MME de 10 períodos da Linha AD)

* Como podemos ver, o valor da linha do oscilador é obtido através da diferença entre o valor de uma média móvel exponencial mais curta (geralmente 3 períodos) e uma média exponencial mais longa (geralmente 10 períodos).

Sinais gerados pelo indicador

A linha do indicador oscila acima ou abaixo de uma linha zero (ou linha central), que representa uma região de equilíbrio entre o volume comprador e o volume vendedor, gerando os seguintes sinais:

- Compra quando a linha do indicador cruza a linha central de baixo para cima. Esse cruzamento significa que a linha AD deve começar a subir, e como vimos no artigo “Análise Técnica: Chaikin AD Line”, a linha AD ascendente indica pressão de compra.

- Venda quando a linha do indicador cruza a linha central de cima para baixo. Esse cruzamento significa que a linha AD deve começar a subir, e como vimos no artigo “Análise Técnica: Chaikin AD Line”, a linha AD ascendente indica pressão de venda.

Análise Técnica - Chaikin AD Oscillator

Divergências: O Chaikin AD Oscillator é um indicador de um indicador, portanto as divergências deverão ser observadas entre a Linha AD e o AD Oscillator, como no exemplo abaixo:

Análise Técnica - Chaikin AD Oscillator

Assim como qualquer outro indicador da análise técnica, é muito importante confirmar os sinais através de outras ferramentas antes de iniciar uma posição. Desse modo o investidor evita falsos sinais gerados no Chaikin AD Oscillator e aumenta as chances de ganhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário