Análise Técnica: Indexando Gráficos

Indexar resumidamente significa dividir o valor de um gráfico pelo de outro. Desse modo conseguimos verificar o potencial de valorização ou desvalorização do valor de um ativo em relação ao outro. Esse outro ativo, chamado de indexador, pode ser o dólar, taxa DI (taxa de juros), inflação, uma ação, etc.

Portanto...
- Gráfico tem valorização se primeiro ativo subir e o segundo cair, se o primeiro valorizar e o segundo valorizar menos que o primeiro ou se o primeiro desvalorizar e o segundo desvalorizar mais que o primeiro;
- Gráfico tem desvalorização se primeiro ativo cair e segundo subir, se o primeiro desvalorizar e o segundo desvalorizar menos que o primeiro, ou se o primeiro valorizar e o segundo valorizar menos que o primeiro.


- Se você indexar PETR4 por VALE5, por exemplo, terá um gráfico representado pela divisão da cotação PETR4 pela cotação de VALE5. Montado o gráfico, o mesmo deve ser analisado do mesmo modo que um sem indexação (com LTAs, LTBs, indicadores, etc).

Indexando Gráficos - Análise Técnica

* Se o gráfico apontar compra, significa que você deve comprar PETR4 (ativo) e vender VALE5 (indexador). Se apontar venda, significa que deve comprar VALE5 (indexador) e vender PETR4 (ativo). Pois conforme o gráfico, uma delas terá desempenho melhor que a outra.

Como consequência, consegue-se aumentar o poder de compra de um ativo. Isto quer dizer que se você comprar hoje uma certa quantidade de PETR4, e sempre que der a troca dela com VALE5, executar a operação, você sempre poderá voltar comprando quantidade maior em PETR4.

- Se indexar o Ibovespa pelo dólar, estamos vendo se ele vai subir ou cair em relação ao dólar. Considerando a forte influência dos estrangeiros no nosso índice, esta é uma análise importante. Conseguimos verificar, por exemplo, quanto foi o fundo do nosso índice na crise de 2008 na visão dos estrangeiros. Conseguimos inclusive traçar suportes/resistências/linhas de tendências muito importantes que não existem no gráfico não indexado.

Indexando Gráficos - Análise Técnica

- Indexando uma ação pelo índice, como o Ibovespa, por exemplo, é possível analisar o desempenho da ação em relação à média do desempenho de um conjunto de ações. Se a ação tende a se valorizar acima do Ibovespa (e consequentemente das ações em geral).

Indexando Gráficos - Análise Técnica

Enfim, como podemos perceber isso pode ser muito útil para Hedges como operações de Long & Short, onde o gráfico é indexado por um ativo do mesmo setor/área, ações ON e PN. Também para avaliar spread entre dois ativos, verificar os efeitos da inflação, dólar, taxa de juros na bolsa de valores e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário