O que é recompra de ações?

Muitas vezes, principalmente quando a ação está em grande trajetória de queda, empresas anunciam o chamado programa de recompra de ações. Isso é: a própria companhia adquire com dinheiro do caixa uma quantidade X de suas ações. As ações são recompradas dentro de um prazo pré-fixado e após ficam mantidas em tesouraria.

É um anuncio que quase sempre gera efeito positivo nas ações, pois se a companhia está comprando suas próprias ações, acredita que esta esteja sendo mal avaliada pelo mercado, ou talvez os executivos da empresa estejam prevendo bons resultados futuros. É um sinal de confiança no negócio.

Após a recompra das ações, a companhia pode vendê-las futuramente obtendo um ganho de capital (que vai integrar a reserva de capital) ou cancelá-las, diminuindo a base acionária e consequentemente aumentando o VPA das ações e também o pagamento de dividendos aos acionistas.

O que podemos “deduzir” quando a empresa anuncia a recompra de ações:

Que ela possui caixa suficiente, pois está utilizando dinheiro dele para fazer essa recompra de ações e ainda teria dinheiro para investir em seu crescimento ou passar por um momento ruim com facilidade; que suas ações estão abaixo de seu valor justo; que a recompra de ações no momento é mais interessante que investir no crescimento da empresa (não há novos projetos interessantes, nesse caso poderia ocorrer uma reação negativa do mercado).

Resumindo, a empresa é quem mais possui informações sobre si, portanto teoricamente ela é quem mais sabe como agir em épocas de crise e também qual a expectativa no que se refere ao lucro. É muito importante verificar qual a intenção da empresa com o programa de recompra de ações. Além disso, não esqueça que apenas o anúncio de um programa de recompra de ações não é o suficiente para saber se deve ou não investir em uma empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário