Análise Fundamentalista: Margem Líquida

Margem Líquida é um importante indicador da análise fundamentalista que dá uma noção se a empresa é bem administrada (empresa com gastos desnecessários excessivos?) e também se é viável (custo produção x valor produto). O cálculo relaciona o lucro líquido e a receita líquida, números encontrados no demonstrativo de resultado das empresas, retornando em percentual quanto da receita de fato foi lucro.

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Receita Líquida) * 100

É importante fazer uma comparação apenas entre empresas do mesmo setor, pois um número considerado baixo em um setor pode ser considerado alto em outro. Dentro do setor, as que tiverem a maior margem possuem vantagem em relação às demais, já que podem passar com mais facilidade por períodos ruins e mesmo assim continuar tendo lucro, apesar de mais baixo.

Uma margem líquida baixa pode ser fatal para uma empresa em caso de aumento de concorrência, por exemplo, já que a mesma não terá “gordura” para comercializar seus produtos com preços mais baixos. Além disso, pode estar sinalizando uma má administração.

Abaixo um exemplo comparando empresas do setor de Farmácias e Comércio (Vestuário), veja que o primeiro setor trabalha com uma margem bem baixa se comparado ao segundo.

Margem Líquida - Análise Fundamentalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário