Análise Técnica: Balance of Power (BoP)

Criado por Igor Livshin, Balance of Power é um indicador que mede o equilíbrio entre compradores e vendedores. Isso é, dá uma noção de quem está predominando no mercado e consequentemente se o mercado é altista ou baixista. Essa representação é feita por uma linha, que oscila em uma faixa de -1 a +1 (sendo o zero a zona de equilíbrio de vendedores e compradores), calculada da seguinte maneira:

Balance of Power = (preço de fechamento - preço de abertura) / (máxima - mínima)

Tendo isso calculado (para cada período do gráfico), irá adicionar uma média móvel simples de n períodos do BoP, ou seja, dessa linha que calculamos com a fórmula acima. Esta média será utilizada para as análises que comentarei a seguir.

Balance of Power (BoP) - Análise Técnica

Verificar a tendência...

- Tendência de alta quando a média está acima de 0 e crescente;
- Tendência de baixa quando a média está abaixo de zero e decrescente.

Cruzamento com a linha zero...

- Compra quando a média cruza a linha 0 de baixo para cima;
- Venda quando a média cruza a linha 0 de cima para baixo.

Analisar divergências...


Sinal de proximidade de reversão da tendência

- A divergência de alta ocorre quando os preços formam fundos cada vez mais baixos, enquanto que a média BoP faz fundos cada vez mais altos (sinal de compra);
- A divergência de baixa ocorre quando os preços formam topos cada vez mais altos, enquanto o a média BoP forma topos cada vez mais baixos (sinal de venda).

Sinal que a tendência deve continuar

- Se o mercado forma topos cada vez mais altos e a média BoP também, é indicação de que a tendência de alta deve continuar;
- Se o mercado forma fundos cada vez mais baixos e a média BoP também, é indicação de que a tendência de baixa deve continuar.

Balance of Power (BoP) - Análise Técnica

Analisar níveis de sobrecompra e sobrevenda...

Verificar regiões em que costuma bater e corrigir e criar as zonas de sobrevenda e sobrecompra. É necessário ter cuidado, pois em alguns casos o papel está sobrevendido e continua caindo ou está sobrecomprado e continua subindo. Assim é interessante confirmar com outros indicadores para ver se realmente é uma região boa para compra ou venda.

Balance of Power (BoP) - Análise Técnica

Nenhum comentário:
Postar um comentário