Análise técnica: Chande Momentum Oscillator (CMO)

Criado pelo trader Tushar Chande, o Chande Momentum Oscillator é um indicador que determina a consistência dos movimentos de alta ou de baixa e também as zonas de sobrevenda e sobrecompra de um ativo. A fórmula do indicador compara o tamanho da variação de preço negativa com o tamanho da variação de preço positiva em um determinado período.

CMO = (Sa – Sb) / (Sa + Sb) * 100

Sa = Soma de todas variações¹ de alta (em valor absoluto) ocorridas no período² analisado;
Sb = Soma de todas variações¹ de baixa (em valor absoluto) ocorridas no período² analisado.

¹ Essas variações são achadas através dos cálculos de “Fechamento Período Atual – Fechamento Período Anterior”.
² Geralmente utilizam-se os últimos 10 períodos por padrão, mas o analista pode configurar conforme sua preferência.

Como podemos verificar pela própria fórmula, o indicador só varia dentro de uma faixa limitada que vai de -100 a +100. Isso é positivo, já que facilita uma comparação entre diversos ativos.

Chande Momentum Oscillator (CMO) - Análise Técnica

Como interpretar e usar o indicador...


- CMO acima de 0 e crescente indica um movimento forte altista do preço, enquanto CMO abaixo de 0 e decrescente indica um movimento forte baixista de preço;

- CMO acima de 50 indica que o ativo está sobrecomprado, enquanto abaixo de -50 indica que está sobrevendido. Porém, esses pontos de sobrevenda e sobrecompra são atingidos com muita frequência, por isso é importante usar outros indicadores em conjunto para evitar perdas por causa de falsos sinais;

- Outra maneira de diminuir perdas por falsos sinais é aguardar o ativo, após o mesmo sair da zona de sobrevenda e sobrecompra, cruzar a linha zero. Nesse caso os sinais serão dados nos cruzamentos:
* Compra se a linha CMO cruzar a linha central para cima;
* Venda se a linha CMO cruza a linha central para baixo.

- Alguns traders adicionam uma linha de sinal no CMO, ou seja, uma média móvel simples de 9 períodos da própria linha CMO. Desse modo conseguem os seguintes sinais:
* Compra se a linha CMO cruzar para cima a linha de sinal;
* Venda se a linha CMO cruza para baixo sua linha de sinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário