Análise Técnica: Commodity Channel Index (CCI)

Commodity Channel Index é um indicador criado em 1980 por Donald Lambert para identificar os movimentos cíclicos em Commodities, mas atualmente é usado também em outros mercados, como de câmbio, de ações, ETFs, etc.

A fórmula do indicador

A CCI é calculada como a diferença entre Typical Price de um ativo e sua média móvel simples, dividido pelo desvio padrão do Typical Price. O valor 0,015 é apenas uma constante usada para que a maior parte dos valores fique dentro da faixa -100 a 100 e facilite a interpretação do indicador.

CCI = (Typical Price – MMS(tp)) / (0,015 * Desvio Padrão (tp))

Configurando o indicador

Normalmente os softwares já vêm pré-configurados para um CCI de 20 períodos, mas esse parâmetro pode ser ajustado: o criador do indicador sugere que se use 1/3 do tamanho de um ciclo. A maneira mais fácil de conseguir isso é verificando o número de períodos entre dois topos ou dois fundos e dividindo por 3. O resultado será o número de períodos que deve ser usado no CCI.

Interpretação e modo de usar

Como vimos na fórmula, o CCI mede o nível de preço atual em relação a uma média de preços ao longo de um período n de tempo. Logo um CCI alto significa que os preços estão muito acima de sua média e um CCI baixo indica que os preços estão muito abaixo de sua média. Pela lógica, pode estar indicando tanto força da tendência, como também que o mercado está exagerando no movimento. Confira abaixo o que analisar.

Divergências

- Preços formando topos cada vez mais altos e indicadores formando topos cada vez mais baixos indica que a tendência de alta está perdendo força e pode reverter para baixa;

- Preços formando fundos cada vez mais baixos e indicadores formando fundos cada vez mais altos indica que a tendência de baixa está perdendo força e pode reverter para alta.



Sobrecompra e sobrevenda

- Uma oscilação abaixo de -100 representa uma condição de sobrevenda. O retorno para cima de -100 novamente gera um sinal de compra;

- uma oscilação acima de +100, representa uma condição de sobrecompra. O retorno para baixo de +100 novamente gera um sinal de venda.



* Há quem use o rompimento do nível 100 como sinal de venda e rompimento do nível -100 como sinal de venda. Ou seja, como se fossem linhas que indiquem que a tendência deve continuar, está ganhando força. Mas, nesse caso é bom fazer negócios rápidos, pois o ativo está entrando em zona que normalmente chama correção.

Cruzamentos no eixo 0

- Compra quando cruza o nível 0 de baixo para cima;
- Venda quando cruza o nível 0 de cima para baixo.



Traçar linhas de tendências

Traçar linhas de tendências considerando os topos e fundos do próprio indicador. Os rompimentos darão sinais de compra ou venda.



Utilizar uma média móvel exponencial do próprio CCI

Quando a média móvel exponencial cruza acima do CCI um sinal de compra é produzido. Caso contrário, um sinal de venda é apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário