Análise técnica: Rate of Change (ROC)

Rate of Change, ou Taxa de Variação, é um indicador oscilador que mede a variação percentual no preço de uma ação. Ou seja, ele compara o preço atual do ativo com o preço de n períodos anteriores. A formação da linha única que compõe o indicador é baseada no seguinte cálculo:

ROC = [(fechamento atual - fechamento n períodos anteriores) / (fechamento n períodos anteriores)] * 100

Essa linha varia acima e abaixo de uma linha central (0%), sendo que não tem limite superior, mas tem limite inferior de -100% (isso ocorre porque um ativo pode subir sem limites, mas pode cair no máximo 100%). Abaixo, estarei citando as formas que analistas técnicos costumam utilizar o ROC.

Verificando o próprio movimento da linha ROC

- Linha ROC crescente pode estar indicando preços em alta ou simplesmente uma desaceleração de um movimento de baixa;
- Linha ROC decrescente pode estar indicando preços em baixa ou simplesmente uma desaceleração de um movimento de alta;
- Tendência de alta quando a linha está acima de 0;
- Tendência de baixa quando a linha está abaixo de 0.

Rate of Change (ROC) - Análise Técnica

Os sinais nos cruzamentos com a linha zero

- Compra quando ROC cruza a linha 0 de baixo para cima;
- Venda quando ROC cruza a linha 0 de cima para baixo.

* ROC de períodos mais curtos são bons para identificar movimentos menores (de prazos mais curtos), enquanto os de períodos mais longos por sua vez são mais interessantes para movimentos maiores (de prazos mais longos).

Analisando divergências

- A divergência de alta ocorre quando os preços formam fundos cada vez mais baixos, enquanto que o ROC faz fundos cada vez mais altos (sinal de compra);
- A divergência de baixa ocorre quando os preços formam topos cada vez mais altos, enquanto o ROC forma topos cada vez mais baixos (sinal de venda).

Rate of Change (ROC) - Análise Técnica

Analisando níveis de sobrecompra e sobrevenda

Verificar regiões em que costuma bater e corrigir em zonas chamadas de sobrevenda e sobrecompra. Não existe uma região certa para colocar essas zonas, o ideal é que se faça uma análise do próprio histórico do indicador, junto com a formação de topos e fundos nos preços, para demarcar. 

Rate of Change (ROC) - Análise Técnica

Utilizando uma média móvel simples do ROC

Algumas pessoas adicionam uma média móvel simples da própria linha ROC para suavizar o indicador e diminuir o número de sinais falsos (nesse caso, o trader faz as mesmas análises acima, mas observando a média da linha ROC). De qualquer maneira, seja qual for o sinal que o indicador ROC estiver dando, é importante sempre confirmar com outros indicadores se realmente é um bom ponto para compra ou venda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário