Bolsa de valores é para longo prazo?

Uma frase muito repetida por investidores da bolsa de valores é “O investimento na bolsa de valores é recomendado para quem visa o longo prazo”. Esta frase leva em consideração o movimento ascendente da bolsa de valores no longo prazo – como podemos ver no gráfico do Ibovespa, disponibilizado pela Enfoque, a seguir.


Ter disponibilidade para deixar o dinheiro para o longo prazo pode até aumentar as chances de recuperar as perdas. Mas, existem muitos investidores de longo prazo que inclusive faliram aguardando a recuperação da ação no longo prazo. Entender isso é simples: o que causa grandes prejuízos não é o prazo e sim erro ou falta de estratégia. Por quê?

- Investir para longo prazo consiste em comprar ações de empresas selecionadas de forma rigorosa, e dar tempo para que elas deem o resultado esperado. E não comprar uma ação qualquer e esperar que ela suba;

- nada garante que a bolsa continue com a trajetória de alta no longo prazo;

- nada garante que a ação vá ter o mesmo desempenho da bolsa no longo prazo;

- um investidor que decida entrar no mercado para o longo prazo e que escolha um timing errado corre riscos de não assistir com vida aos seus lucros.

Por isso, não acredito que exista prazo ideal para operar na bolsa de valores, e sim que o importante é ter a estratégia correta para operar no prazo desejado. E para isso você vai ter que estudar muito para compreender o funcionamento das ferramentas de avaliação (seja análise técnica e/ou análise fundamentalista) disponíveis e depois utilizá-las para encontrar o momento certo de fazer as operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário