Contratos a Termo e o Impacto nas Cotações das Ações

No mercado a termo, os investidores vendem seus papeis e recebem o dinheiro a prazo, em troca de uma taxa, para que outros investidores possam adiantar uma compra no papel mesmo sem ter dinheiro. Ou seja, o investidor que compra uma ação a termo está apostando na alta da mesma.

Agora fica fácil entender a relação dos Termos e as cotações das ações. O investidor que comprou a termo está acreditando que até o final do prazo do contrato, esta ação estará valendo mais do que o preço do termo. Ou seja, estará valendo mais que a cotação, do dia que firmou o contrato, somada aos juros. Logo se há muito interesse pelos Termos de determinada ação, significa que há grande expectativa de alta para a mesma.

Veja o caso abaixo:


Perceba que a linha azul que indica a quantidade de contratos a Termos de uma determinada ação segue uma lógica parecida com a linha da cotação (vermelha). Isso é: aumento da quantidade de contratos a Termo aparece justamente no mercado em alta, enquanto no mercado em baixa a tendência é que menos contratos sejam firmados.

Você pode verificar informações sobre os Termos das ações no site Dados da Bolsa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha de Cálculo de I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?