Contratos a Termo e o Impacto nas Cotações das Ações

No mercado a termo, os investidores vendem seus papeis e recebem o dinheiro a prazo, em troca de uma taxa, para que outros investidores possam adiantar uma compra no papel mesmo sem ter dinheiro. Ou seja, o investidor que compra uma ação a termo está apostando na alta da mesma.

Agora fica fácil entender a relação dos Termos e as cotações das ações. O investidor que comprou a termo está acreditando que até o final do prazo do contrato, esta ação estará valendo mais do que o preço do termo. Ou seja, estará valendo mais que a cotação, do dia que firmou o contrato, somada aos juros. Logo se há muito interesse pelos Termos de determinada ação, significa que há grande expectativa de alta para a mesma.

Veja o caso abaixo:


Perceba que a linha azul que indica a quantidade de contratos a Termos de uma determinada ação segue uma lógica parecida com a linha da cotação (vermelha). Isso é: aumento da quantidade de contratos a Termo aparece justamente no mercado em alta, enquanto no mercado em baixa a tendência é que menos contratos sejam firmados.

Você pode verificar informações sobre os Termos das ações no site Dados da Bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário