Quer estar { vivendo da bolsa } em apenas 10 anos?

➡️ Baixe agora e-Book 100% Grátis! CLIQUE AQUI

O que é o Formulário de Referência?

Fórmulário de Referência Empresas
É um documento que todas as empresas de capital aberto são obrigadas a enviar anualmente para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e que fica à disposição do público em geral. Podemos dizer que é uma ótima fonte de informações que ajuda os investidores – principalmente adeptos da análise fundamentalista - a tomarem decisões de compra ou venda de ações na bolsa de forma consciente.

O que consta no formulário


Informações referentes ao emissor, como atividades, histórico na bolsa, fatores de risco, gestão da empresa, estrutura de capital, dados financeiros, comentários dos administradores sobre esses dados, valores mobiliários emitidos, etc.

O investidor fica ciente dos riscos do investimento


A simples leitura do formulário não elimina os riscos de investir nas ações de determinada empresa, mas dará uma boa ideia ao investidor sobre a qualidade da gestão da empresa e também dos riscos (internos, externos, legais e técnicos) que podem impactar o futuro da empresa e consequentemente seu investimento.

Onde encontrar


Você pode achar o Formulário nos sites das empresas (na área de Relações com Investidores), no site da Bovespa (mercados > empresas > (escolher empresa) > relatórios financeiros) e também no site da CVM (consulta à base de dados > companhias > ...).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha de Cálculo de I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?

Como calcular o I.R em operações com Ações e Opções

Entenda como funcionam os dividendos