O que é Robô Trader?

Robô Trader
Que tal deixar seu computador fazendo tudo automaticamente para você na bolsa de valores? Pois é, essa é a função dos Robô Traders (também conhecidos por algo trading, algorithmic trading ou trading system), plataformas baseadas em algoritmos que funcionam de forma integrada a uma corretora de valores. Robô Traders são utilizados principalmente para automatizar estratégias de curto prazo (day trade e swing trade), mas podem ser úteis até para estratégias de médio e longo prazo.

As vantagens

A automatização de estratégias através de um Robô Trader significa maior velocidade de execução das ordens e o fim de “intervenções externas” na estratégia utilizada. O próprio software saberá a hora certeira de executar as ordens de compra e venda, podendo ser diversas vezes em segundos.

O “Robô” conseguirá identificar muitas oportunidades de compra e venda que uma pessoa sozinha conseguiria. Por quê? É impossível um trader acompanhar a movimentação de tantos gráficos e preços ao mesmo tempo e também ter a agilidade para enviar as ordens. Ou seja, se a estratégia for boa e bem programada no robô, esse maior número de oportunidades pode significar maior lucratividade.

É tudo automático?

Nem tudo. O trader deve alimentar o robô com alguma estratégia (quase sempre baseada em análise técnica). Essas estratégias também podem ser compradas já prontas, desenvolvidas por especialistas. Mas mesmo que seja estratégia pronta, sempre é recomendado que o trader já tenha bons conhecimentos de bolsa de valores em geral e de análise técnica, pois ele deve saber escolher e testar a estratégia que irá utilizar.

Conclusão

Trading Sytems são de fato ferramentas excelentes para investidores bem preparados, que sabem o que estão fazendo. Um iniciante acreditar que vai simplesmente comprar um robô com estratégia montada e ficar rico é apenas uma falsa ilusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário