O que são Debêntures?

Debêntures
Supervisionada pela CVM, a emissão de debêntures é uma saída para empresas (de capital aberto ou fechado, mas somente as de capital aberto pode fazer emissões públicas) que precisam tomar empréstimos para financiar projetos, aumentar capital de giro, etc. O interessante para a empresa é que ela pode conseguir juros mais atraentes que aqueles praticados por bancos, além de adequar a forma de pagamento conforme sua disponibilidade.

Quem compra as debêntures está virando um credor de uma empresa e não sócio como em ações. Esse investidor (você, por exemplo) vai ganhar uma taxa de juros pré-determinada, por isso é considerado um investimento de renda fixa. Vale lembrar que pode até ter características de renda variável, como prêmios, participação no lucro da empresa, etc.

OBS: Todas as características das Debêntures (prazo, remuneração, garantias, periodicidade de pagamento de juros, se são conversíveis ou não em ações, etc) são encontradas na escritura de emissão.

Como negociar


Entre em contato com sua corretora para saber como negociar. Para começar, você pode conferir no site da Bovespa (CLIQUE AQUI) as debêntures listadas.

Risco


Apesar de ser renda fixa, é um investimento que possui maior risco que poupança, por exemplo. No caso esse risco seria de a empresa não conseguir honrar com o compromisso assumido. Algo que pode ser feito para se “precaver” é verificar as classificações de risco das Debêntures, feitas pelas agências de risco (Standard & Poor's, Moody's, etc).

Tributação


Igual aos outros investimentos de renda fixa. CLIQUE AQUI e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário