O que significa rebalancear uma carteira de investimentos?

balança da carteira de investimentos
Quando um investidor monta sua carteira de investimento, escolhe os ativos conforme seu perfil de investimentos. Ou seja, ele escolhe um determinado percentual do total do dinheiro para investir em cada ativo (ex: ações, tesouro direto, títulos bancários, etc). Com o passar do tempo, os diferentes retornos de cada investimento fazem com que a carteira fique com um percentual alocado em cada ativo diferente daquele inicial.

O rebalanceamento de uma carteira é justamente trazer a alocação dos ativos ao percentual inicial, de tempos em tempos ou quando os ativos ficam um determinado percentual distante da alocação original. Isso pode ser feito por meio de novos aportes ou através da compra e venda dos próprios ativos em carteira, vendendo os mais valorizados e comprando os desvalorizados.

A principal vantagem de rebalancear a carteira é a redução de riscos no longo prazo, pois o investidor estará implantando o plano de investimento inicial no capital já ganho ou no capital de aporte. Além disso, somente o fato de alocar mais dinheiro nos ativos mais desvalorizados já é uma vantagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário