O que é Feeling de Mercado?

Feeling de Mercado - Bolsa de Valores
Falamos que um investidor tem um bom feeling de mercado, quando ele mostra uma visão apurada, uma sensibilidade especial, para saber a hora certa de comprar e de vender um ativo. É outra forma de “embasar” (se é que podemos dizer que isso é embasamento...) as decisões de investimentos além da análise técnica e análise fundamentalista. Isso quer dizer que o feeling é inexplicável, um achismo, algo que o investidor ganha através da observação do mercado com o passar do tempo, conforme fica mais experiente.

A análise técnica e o feeling de mercado

Há quem “junte” a análise técnica e seu feeling para operar. Analisa graficamente e depois decide, pelo seu feeling, sobre o momento certo de executar a ordem. Isso quer dizer que a execução da ordem não depende de confirmação gráfica. Comprando antes da confirmação, o investidor poderá elevar o lucro ao final. Por outro lado, esse jeito de operar o deixa refém de inconsistências emocionais (excesso de confiança e até ilusão de ótica nos gráficos).

Operar na base do "achismo" não é boa opção

Nunca é demais lembrar que muitos investidores da bolsa de valores faliram operando só no “achismo”. Portanto, sempre lembre-se que é muito importante se basear em um método verdadeiro, ou seja, na análise fundamentalista e/ou análise técnica, para operar na bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário