Renda Fixa: Letra de Câmbio (LC)

Letra de Câmbio (LC) - Renda Fixa
Letra de Câmbio é um título de renda fixa parecido com os Certificados de Depósito Bancário (CDBs). Ele é emitido por uma financeira (companhia de crédito, financiamento e investimento) na celebração de um contrato de financiamento entre ela e um consumidor ou tomador de crédito pessoal.

Isso significa que, o comprador do título (ex: você) está emprestando dinheiro para a financeira, por um prazo determinado, e garantindo recursos para que seja liberado o financiamento de crédito a esse consumidor. Isso em troca de uma remuneração, que é calculada como um percentual de uma taxa de referência (CDI, índices de inflação) e pode ser pré ou pós-fixada.

A operação trará lucro para a financeira, pois apesar de pagar uma taxa para o comprador do título, cobra uma taxa muito maior do tomador do crédito.
  • Escolhendo entre um título pré-fixado ou pós-fixado: depende da tendência da Taxa de Juros. Se for de alta, escolha pós-fixado (rentabilidade vai depender do desempenho da taxa de juros durante período da aplicação) e se for de baixa, é melhor escolher pré-fixado (garante rentabilidade conforme taxa atual e já sabe antecipadamente quanto vai receber ao final da aplicação). 

Liquidez do Investimento

No vencimento. Se você resgatar o investimento antes do vencimento (que geralmente é longo), pode perder todos os juros do período. Mas, exatamente por isso, as LCs têm rentabilidade maior que CDBs.

Risco das LCs

As Financeiras, por serem menores, possuem um risco de quebra superior aos bancos, mas caso isso ocorra o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante até R$ 250 mil por instituição financeira assim como ocorre com os CDBs.

Aplicação Mínima

Acessível aos pequenos investidores, os valores mínimos de aplicação variam de acordo com cada instituição financeira, sendo possível achar valor mínimo de R$ 500. Para quem possui conta em corretoras de valores, muitas vezes elas oferecem LCs aos seus clientes.

Tributação

IOF (para aplicações em que o resgate ocorre antes de 30 dias) e IR conforme tabela regressiva para investimentos de renda fixa. SAIBA MAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário