Vantagens da bolsa de valores em relação à renda fixa

Vantagens de investir na bolsa de valores
A alta taxa de juros do Brasil (Taxa Selic atual: 13,25%) faz com que muitas pessoas decidam investir em títulos de renda fixa, que entregam um retorno atrativo e com segurança. Mas a bolsa de valores também tem suas vantagens. Confira.

Para começar, o principal motivo para investir na bolsa é a busca por um rendimento maior do que na renda fixa, caso contrário ninguém trocaria um investimento seguro por um de risco. Esse “plus” nos ganhos vai ser a compensação pelo stress que as oscilações da bolsa causam. Porém, como já falei várias vezes aqui no blog, para conseguir lucrar na bolsa é necessário muito estudo, técnica e disciplina.

Há quem diga que a bolsa naturalmente protege o investidor da inflação porque as empresas aumentam os preços dos produtos e, na teoria, as ações valorizam. Porém, não é bem assim, já que ao mesmo tempo em que as empresas aumentam o preço de seus dos produtos/serviços, a inflação alta diminui o poder de compra dos consumidores. Além disso, há os efeitos da inflação nos custos de produção, que variam de setor para setor. A “proteção contra a inflação” na realidade está no fato de não existir limite de lucro na bolsa, mas tudo depende do resultado do investidor.

Ao começar a ter sucesso nas operações na bolsa, nos deparamos com uma vantagem real: a tributação. Atualmente, paga-se 15% sobre os ganhos de operações de compra e venda em dias diferentes. E o melhor: há isenção de IR, dos lucros desse tipo de operação, se não ultrapassar R$ 20 mil em vendas no mês. Já para day trade o IR fica em 20% sem nenhum tipo de isenção. Considerando que o imposto da Renda Fixa varia conforme uma tabela regressiva (começando em 22,5%), um ganho bruto de R$ 1 mil na bolsa, por exemplo, tende a ser maior do que o mesmo ganho em uma aplicação de renda fixa.

Enfim, a bolsa inegavelmente é para quem aceita mais riscos, porém, como todas as aplicações, tem seus prós e contras. O importante é escolher o investimento que mais se adapta ao seu perfil de investidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário