4 vantagens do Tesouro Direto em relação à Previdência Privada

Plano de previdência privada geralmente é o primeiro investimento que vem na cabeça de quem quer investir para sua aposentadoria. Mas ultimamente muitos consultores financeiros estão apontando o Tesouro Direto como uma melhor alternativa, por apresentar retorno superior com baixo risco. Veja abaixo 4 vantagens do Tesouro Direto em relação aos planos de Previdência Privada.

Rendimento acima da inflação: O Tesouro Direto possui títulos que garantem rendimento acima da inflação. Isso significa que o investidor sempre terá um ganho real, algo essencial quando estamos falando em um investimento para aposentadoria. Vale lembrar que, por ser investimento de longo prazo, é totalmente impossível prever como será a inflação durante o período.

Conhecimento do rendimento: Enquanto na Previdência Privada o rendimento final irá depender de uma série de fatores, os títulos públicos permitem saber quanto será o retorno desde o inicio do investimento, desde que sejam segurados até o vencimento.

Custos mais baixos: O Tesouro Direto basicamente possui duas taxas, a de custódia que é 0,30% ao ano e a taxa de administração, que atualmente muitas corretoras isentam. Isso significa em um custo de apenas 0,3% ao ano.

Os planos de previdência, dificilmente cobram taxa de administração inferior a 1% ao ano. Às vezes essa taxa chega a ser superior a 3%. Além disso, alguns planos ainda descontam a chama taxa de carregamento, calculada em cima do valor de cada aporte.

Tributação em cima dos rendimentos: No Tesouro Direto é pago imposto somente em cima dos rendimentos, já nos planos de previdência PGBL existe um detalhe importante: o cálculo é sobre o valor total investido + rendimentos. Apesar das vantagens tributárias dos planos PGBL, se colocarmos na ponta do lápis esse detalhe, o Tesouro Direto provavelmente será mais atrativo nessa questão de tributação.

Enfim, é necessária uma boa análise antes de tomar qualquer decisão de investimento. Para quem ainda quer saber mais detalhes sobre o assunto, recomendo a todos que assistam a apresentação do link a seguir, onde é comparado Tesouro Direto, Previdência Privada e Poupança. http://tesourodiretodescomplicado.com.br/evite-investimentos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário