Dicas para escolher uma corretora para investir na bolsa

Home Broker corretora bolsa de valores
Investir um pouco de tempo na escolha de uma corretora para investir na bolsa de valores é extremamente importante e pode ajudar inclusive no retorno de seus investimentos. Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar na sua escolha:

- Escolha o quanto você vai investir; se você possui uma boa quantia em dinheiro, e pensa em operar com alta frequência, não escolha a corretora pensando apenas em economia. Lembre-se da velha expressão “o que é barato, sai caro, e o que é bom, custa dinheiro”. 

- Escolha qual o melhor modo para você operar com sua corretora (via mesa de operações, computador, smartphone, tablet, etc.); veja se os serviços básicos como o home broker e o App da corretora atendem suas expectativas na questão de funcionalidades.

- Decida com qual frequência você irá operar na bolsa de valores. Lembre-se, principalmente quem irá operar várias vezes por dia, que será importantíssimo ter um Home Broker ágil e estável. Muitas vezes é recomendável inclusive contratar uma plataforma específica para essas operações, já que o home broker comum é alvo de muitas críticas de instabilidades em diversas corretoras.

- Entre em contato com uma corretora. Antes você pode usar a busca de corretoras aptas a negociar junto à B3, para encontrar os dados de contato. Entre no site e verifique os serviços prestados, assim como se o processo para abertura de conta é fácil e ágil.

- Veja quais são os serviços que a corretora oferece e quais são indispensáveis para você. Isso vai desde cursos, relatórios, até plataformas profissionais para operar, calculadora de IR, possibilidade de venda a descoberto, conta margem, gráficos com boas funcionalidades, acesso ao HB por smartphone ou tablet, etc

- Valor da taxa de corretagem. Este valor vai variar de corretora para corretora, portanto você deverá pesar o custo em comparação aos benefícios (serviços) oferecidos. Atualmente existem corretoras que não cobram corretagem, o que facilita o ingresso de pequenos investidores na bolsa de valores. É o caso da Clear Corretora, RICO, Easynvest, CM Capital, Banco Inter, entre outras que estão rapidamente “aderindo” ao mesmo movimento de corretagem zero. Por sua vez, a XP, maior corretora do Brasil atualmente, possui corretagem zero para operações com fundos imobiliários e recentemente também diminuiu a corretagem para compra e venda de ações (4,90 para ordem swing trade e 2,90 para ordem day trade). Outra corretora conhecida é a Modalmais que possui taxa zero para fundos imobiliários e corretagem de 1,99 para ações, opções e ETFs.

- Não decida qual será sua corretora logo no primeiro contato. Faça contato com várias corretoras e compare taxas, serviços e benefícios;

- Ainda antes de abrir uma conta, acho importante dar uma pesquisada sobre a saúde financeira da corretora no site Banco Data e procurar opiniões em sites (ex: Reclame Aqui), blogs e fóruns na internet para saber o grau de satisfação dos clientes dela.

Comente e deixe sua dica também!

Comentários