Análise Técnica: Suporte e resistência

Suporte e resistência são a base da Análise Técnica, portanto é essencial que os investidores aprendam a identificá-los. Suporte e resistência são regiões gráficas onde observamos alterações na direção dos preços.

O suporte é um nível de preços onde a pressão compradora supera a vendedora gerando uma interrupção no movimento de baixa ou revertendo-o. Já a resistência é uma região de preços onde a pressão vendedora vence a compradora gerando interrupção do movimento de alta ou uma reversão.

suporte, resistência e rompimento na análise técnica
Veja na ilustração ao lado exemplos de resistência e suporte. Ambos estão representados por linhas horizontais. Observe como são regiões onde ocorrem mudanças de direção no movimento dos preços.

Quando os preços superam uma resistência dizemos que ocorreu um rompimento da mesma. É uma indicação que a força compradora está mais forte que a pressão vendedora - ou seja, há mais gente querendo comprar do que gente querendo vender.

Partindo da ideia de que quando temos mais compradores do que vendedores, ocorre uma valorização, se um ativo romper uma resistência, temos uma possível indicação de que os preços continuarão subindo devido ao fato de que a demanda pelo ativo é maior que a quantidade de ofertas de venda.

A mesma ideia vale para os suportes: Quando os preços rompem um suporte há uma indicação que a força vendedora está mais forte que a pressão compradora - ou seja, há mais gente querendo vender do que gente querendo comprar. Logo se um ativo romper um suporte temos uma possível indicação de que os preços continuarão caindo.

Comentários

  1. We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your web site provided us with useful information to work on. You have done a formidable job and our entire neighborhood can be grateful to you. paypal login

    ResponderExcluir

Postar um comentário