Como declarar Fundos de Ações no imposto de renda?

Identificados por ter pelo menos 67% do patrimônio em papéis negociados na bolsa, os fundos de ações são tributados na fonte em 15% sobre o lucro. Ao contrário do investimento tradicional em ações, em que todos os meses o investidor é responsável por calcular o imposto e gerar a DARF de pagamento, nos fundos de ações o imposto é pago na fonte e somente uma vez no momento do resgate do investimento. Ou seja, a única preocupação do investidor é em inserir o investimento e os rendimentos obtidos corretamente na declaração anual do imposto de renda. Confira abaixo como fazer.

Antes de iniciar, consiga o informe de rendimentos com a instituição financeira, pois é essencial que os dados declarados coincidam exatamente com aqueles que estão informados no documento.

Para declarar seu saldo em fundos de ações vá até a ficha Bens e Direitos do programa de declaração do imposto de renda e utilize o código 74 - Fundo de Ações, Fundos Mútuos de Privatização, Fundo de Investimento em Empresas Emergentes, Fundos de Investimento em Participação e Fundos de investimentos de Índice de Mercado. Insira o CNPJ do fundo. Em discriminação escreva o nome e CNPJ do fundo, nome e CNPJ do administrador do mesmo, e o número de cotas. Em 31/12 coloque o valor investido nesta data, igual constar no informe de rendimentos.

declarar Fundos de Ações no imposto de renda

Para declarar os rendimentos, vá até a ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva e utilize o código 06 – Rendimentos de aplicações financeiras. Insira nome e CNPJ da fonte pagadora e o valor dos rendimentos. O recomendado é utilizar o CNPJ da instituição financeira (a “fonte pagadora” do informe).

declarar Fundos de Ações no imposto de renda

Comentários

  1. se eu resgatei meu dinheiro com prejuízo como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário dar a baixa do fundo de investimento em ações na ficha de Bens e Direitos (caso tenha constado na declaração do ano anterior). O prejuízo não há que declarar.

      Excluir
  2. O saldo ( bens e direitos) é o valor nominal ou valor atual???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o valor nominal, mas não esqueça que no caso dos fundos de ações tu deve declarar exatamente igual o informe de rendimentos entregue pela instituição financeira (assim tu evita qualquer problema de divergência entre valor declarado x informe de rendimentos).

      Excluir

Postar um comentário