Entenda o mecanismo Circuit Breaker

Utilizado por várias bolsas de valores do mundo, o Circuit Breaker é um mecanismo que suspende o pregão quando ocorrem grandes variações nos preços de negociação. Esse período de suspensão do pregão ajuda a rebalancear, com um leilão, o livro de ofertas das ações. Ou seja, o objetivo do mecanismo é tentar estabilizar o mercado, ajudando principalmente na proteção dos investidores.

O Circuit Breaker paralisa o pregão (todos os ativos) levando em conta a variação da bolsa. No Brasil, há Circuit Breaker apenas nas quedas bruscas. Quando o Ibovespa atinge queda de 10%, a interrupção é de 30 minutos. Se após reabertura a queda continuar, e for a -15%, há interrupção de uma hora. Após nova reabertura, se a queda continuar e atingir 20% a bolsa pode suspender os negócios por tempo indefinido, devendo comunicar o mercado sobre qualquer decisão.

As regras de acionamento do Circuit Breaker da bolsa brasileira só são válidas até os penúltimos 30 minutos de pregão. Sendo que, após reabertura do Circuit Breaker acionado nesta etapa do pregão, são garantidos mais 30 minutos de negociação sem paralisação (para isso pode haver prorrogação do horário de fechamento do pregão). Por último, vale lembrar que não existe um limite de queda para os índices que a BM&FBovespa calcula e o Circuit Breaker é apenas uma tentativa de estabilizar o mercado quando há grandes variações.

Comentários

Responsabilidade

Atenção: As informações postadas e divulgadas no blog não constituem, em hipótese alguma, qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos e instrumentos financeiros.