O que significa Benchmark no mundo dos investimentos?

Benchmark Investimentos
No mundo dos investimentos Benchmark é o termo utilizado para nos referirmos a um parâmetro de referência de rentabilidade. Ou seja, um Benchmark serve para fazermos comparação se um investimento está tendo retorno adequado.

Inflação sempre é um Benchmark. A inflação (exemplo: IPCA ou INPC) é a alta generalizada de preços de bens e serviços em um sistema econômico. Mais importante que superar qualquer outro Benchmark, um investimento precisa superar a inflação. Se o investimento não supera a inflação, significa que o investidor está perdendo dinheiro.

O Ibovespa, que basicamente representa o desempenho das principais ações do mercado brasileiro de ações pode ser usado como benchmark para investimentos em fundos de ações e ações. Também é possível utilizar outros índices como o IBrX, índices setoriais e etc.

Outros exemplos: O CDI quase sempre é utilizado como benchmark das aplicações conservadoras de renda fixa. Já o benchmark dos fundos cambiais é sua moeda de referência (ex: dólar ou euro).

Resumindo, faça uma comparação com algum Benchmark sempre que você quiser avaliar se um investimento possui boa rentabilidade. Há que se ressaltar, porém, que é comum a rentabilidade de investimentos (principalmente de renda variável) passem por determinado momento abaixo de seus índices de referência. Neste caso é necessário buscar mais a fundo qual o motivo e analisar se é necessário cair fora do investimento ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha Calculadora I.R Ações e Opções

Ordens START, STOP, STOP Móvel e STOP Simultâneo

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?

Planilha Orçamento Familiar

Como calcular o I.R em operações com Ações e Opções